Notícias
COOPERAÇÃO
Humap participa de reunião com gerência de vigilância e monitoramento da Anvisa
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh) participou, na última terça-feira (22/06), da reunião com as coordenações estaduais/distrital de controle de infecção hospitalar e aos serviços de saúde para fazer um levantamento de pontos fortes e fracos das Notas Técnicas publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de torná-las mais efetivas para os gestores e profissionais de saúde que prestam assistência direta aos pacientes dentro dos serviços de saúde do país.
O objetivo da reunião foi apresentar propostas para melhoria dos materiais técnicos com orientações para prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e resistência microbiana durante o período da pandemia.
O infectologista Minoru German Higa Júnior foi o profissional que representou o Humap-UFMS. “O encontro com representantes da Anvisa, com integrantes das CECIH e membros das CCIH de alguns hospitais de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi muito produtivo. Pudemos trocar experiências e expor nossas opiniões em relação às notas técnicas da Anvisa que nortearam ações de prevenção e controle de infecções no contexto da Covid-19. A CCIH do Humap ficou lisonjeada por ter sido contemplada com essa oportunidade ímpar”.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.