Notícias
RECONHECIMENTO
Pelo terceiro ano consecutivo, a Anvisa classifica Humap como Alta Conformidade em Práticas de Segurança do Paciente
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), foi classificado como de Alta Conformidade na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente, em 2021, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo terceiro não consecutivo.
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).
Ela é desenvolvida pela ANVISA em parceria com as Vigilâncias Sanitárias Estaduais e tem como objetivo promover a cultura de segurança dentro das instituições, através de uma avaliação sistemática de indicadores.
O instrumento classifica o hospital com leitos de UTI em:
• CONFORMIDADE ALTA (67%-100% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo);
• CONFORMIDADE MÉDIA (34%-66% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo) e
• CONFORMIDADE BAIXA (0%-33% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo).
Em 2022, o Humap foi classificado como ALTA CONFORMIDADE ÀS PRÁTICAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE, alcançando uma pontuação de 95,00, resultado de implantação das ações de segurança do paciente, sendo estes orientados pelas Unidades (UVS e UGQSP), que compõe o STGQ e implantados por toda equipe do hospital.
“A avaliação das práticas de segurança do paciente no Humap- UFM/Ebserh, contribui no diagnóstico e no acompanhamento da evolução nas ações de segurança do paciente, este é o terceiro ano em que o hospital é classificado com conformidade alta. Mérito de todos os colaboradores da nossa instituição, ao qual veem contribuindo na implementação dos processos seguros ao paciente. ”, explica Suenia Ferreira de Sousa, Chefe do Setor de Gestão da Qualidade.
Para a superintendente do hospital, Dra. Andrea de Siqueira Campos Lindenberg, esta é mais uma vitória do Humap. “A política de segurança do paciente define um conjunto de diretrizes a serem seguidas pelos profissionais de saúde. Portanto, elas protegem o paciente contra riscos, eventos adversos (incidente que resulta em dano à saúde) e danos desnecessários durante a atenção prestada nos serviços de saúde. E é por isso que é tão importante sermos constantemente avaliados. Parabéns a todos os envolvidos”.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.