Notícias
Humap-UFMS reforça a importância da lavagem das mãos com acompanhantes de pacientes
Na quarta-feira (15), o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), realizou uma ação de conscientização sobre a lavagem das mãos voltada para os acompanhantes das unidades de internação. A iniciativa buscou reforçar a importância desse hábito simples, porém fundamental, tanto no ambiente hospitalar quanto no dia a dia. Durante a atividade, foram distribuídos folders educativos com orientações detalhadas sobre técnicas corretas de higienização.
“A batalha contra muitas doenças está nas nossas mãos. Desde o século XIX, os cientistas já comprovaram a importância do hábito de lavar as mãos e, atualmente, os profissionais de saúde alertam que o uso de água e sabão no dia a dia é essencial para a promoção da saúde”, destacou a superintendente do Humap-UFMS, Dra. Andrea Lindenberg. Ela reforçou ainda que a iniciativa se alinha ao Dia Mundial da Lavagem das Mãos, celebrado em 15 de outubro, uma campanha do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) criada em 2008 para conscientizar sobre a prevenção de doenças por meio de hábitos simples de higiene.
A enfermeira Liége Kapteinat Ramos, que atua no Serviço de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde (SCIRAS) ao lado de Pricila Procopiou e Alberto Jungen, ressaltou a importância do envolvimento da família: “Lavar as mãos com frequência e chamar a criança para fazer junto é uma boa tática”, explicou, destacando que o exemplo dado pelos adultos é essencial para a formação de hábitos de higiene nas crianças.
A ação reforça o compromisso do Humap-UFMS/Ebserh com a segurança do paciente e com a promoção de práticas de saúde preventiva, envolvendo não apenas profissionais de saúde, mas também familiares e acompanhantes, parceiros essenciais na proteção da vida.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.