Notícias
CERTIFICAÇÃO
Humap é enquadrado no nível avançado em Programa de Prevenção e Controle de Infecção (PCI) dos Hospitais em 2021
Equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - Setor de Gestão da Qualidade.
O Programa de Prevenção e Controle de Infecção dos Hospitais tem como objetivo reduzir, em âmbito nacional, a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e de Resistência Microbiana (RM) em serviços de saúde, por meio da implementação de práticas de prevenção e controle de infecções baseadas em evidências.
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Humap-UFMS/Ebserh encaminhou a avaliação para a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) / Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) / Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e em 2019, alcançou 670 pontos.
Em 2021, conquistou 661 pontos com base nos seguintes componentes:
- Componente essencial 1 - Programa de Prevenção e Controle de Infecção: 87 pontos;
- Componente essencial 2 - Diretrizes/Protocolos de Prevenção e Controle de Infecção: 97 pontos;
- Componente essencial 3 - Educação e Treinamento: 80 pontos;
- Componente essencial 4 - Vigilância das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde: 100 pontos;
- Componente essencial 5 - Estratégias Multimodais para Implementação das Intervenções de Prevenção: 95 pontos;
- Componente essencial 6 - Monitoramento/Auditoria das Práticas e Retroalimentação/Feedback do Programa - 92 pontos;
- Componente essencial 7 - Carga de trabalho, recursos humanos e ocupação de leitos - 40 pontos;
- Componente essencial 8 - Infraestrutura, Materiais e Equipamentos para o Programa de Prevenção e Controle de Infecções - 70 pontos.
Considerando a pontuação geral, o serviço de saúde poderá ser classificado em quatro níveis de promoção e práticas do PCI:
- Inadequado: 0 a 200 pontos;
- Básico: 201 a 400 pontos;
- Intermediário: 401 a 600 pontos;
- Avançado: 601 a 800 pontos;
Embora o SCIH tenha se enquadrado no nível avançado (661 pontos), almeja alcançar maior pontuação na próxima avaliação visando a melhorias para manter a qualidade do nosso Programa de Controle de Infecção Hospitalar.
“Essa avaliação foi importante no sentido de identificarmos pontos fortes do Programa de Controle de Infecção (PCI) da instituição, como também oportunidades de melhorias , que poderão contribuir na construção de planos futuros”, afirma o Dr Minoru German Higa Junior, médico-infectologista.
Para o superintendente do hospital, Prof. Dr. Cláudio César da Silva essa é uma grande conquista para o Humap-UFMS se enquadrar nessa classificação: “ Sabemos da importância do controle do ambiente, elaboração de normas e rotinas técnicas, investigação epidemiológica das infecções hospitalares, vigilância cirúrgica, uso consciente de antibióticos e reuniões periódicas com análise dos indicadores de infecção hospitalar .A higienização de um ambiente é regra fundamental para evitar a proliferação de diversas doenças e em estabelecimentos de saúde esse processo é ainda mais rigoroso. Parabéns a todos os envolvidos por mais essa conquista!”
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.