Notícias
ESPECIALIZAÇÃO
Humap-UFMS oferece consultas de enfermagem sobre aleitamento materno para gestantes de alto risco
O Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) passou a ofertar consultas de enfermagem voltadas à preparação para o aleitamento materno durante o pré-natal de alto risco.
A iniciativa, conduzida pela enfermeira Mara Demoner Gioranelli e estruturada em parceria com a enfermeira Edilene Vilalba dos Santos, do Banco de Leite Humano do hospital, busca antecipar possíveis dificuldades e oferecer apoio personalizado às futuras mães. O cuidado prestado é humanizado, baseado em evidências científicas e alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.
Durante os atendimentos, gestantes e acompanhantes recebem orientações práticas e teóricas. São trabalhados pontos fundamentais como a pega correta, posicionamento do bebê e estratégias para situações de maior complexidade, como partos prematuros ou a necessidade de internação neonatal.
Segundo a enfermeira Mara Demoner, a preparação antecipada é determinante para a saúde materna e infantil:
“Gestantes de alto risco podem vivenciar intercorrências que dificultam o início da amamentação, como separação precoce mãe-bebê ou internação em UTI neonatal. Ao orientar previamente, fortalecemos a confiança da gestante, garantimos apoio individualizado e promovemos práticas que favorecem o desenvolvimento saudável do bebê”, destacou.
Além de oferecer segurança e autonomia às mães, a ação contribui para o cumprimento das políticas públicas de saúde, como a Rede Alyne, que reforça o papel dos profissionais de enfermagem na promoção e proteção do aleitamento desde o pré-natal.
📌 Acesso ao serviço
As consultas são via regulação, ou seja, destinadas a gestantes de alto risco previamente encaminhadas pela rede de atenção à saúde para atendimento no Humap-UFMS.
💛 Cuidar e orientar é promover saúde desde o início da vida.
Sobre a Ebserh
O Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.