Notícias
NOVEMBRO ROXO
HUB promove ciclo de palestras sobre prematuridade
Brasília (DF) - Na última terça-feira (04), o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um ciclo de palestras em alusão ao Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade. O evento, realizado no auditório 2 do hospital, teve como objetivo discutir o tema, trocar experiências e ouvir relatos de quem vivenciou a realidade de um parto antecipado.
A iniciativa, realizada anualmente, busca trazer visibilidade a um problema de saúde significativo no país. De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 12% dos nascimentos no Brasil ocorrem antes da 37ª semana de gestação, o que equivale a cerca de 300 a 340 mil bebês prematuros por ano.
A programação do evento incluiu palestras sobre a estrutura e o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin/HuB), os fenótipos da prematuridade e os cuidados paliativos em neonatologia.
A chefe da Utin do HuB e uma das organizadoras do evento, Janayna Bispo, reforçou a relevância de eventos como esse. "É importante trazer esses cases de sucesso para reconhecer o trabalho da equipe e como uma forma de empoderamento das mães, de saber que às vezes passamos por um momento difícil, mas que ele passa e que a gente consegue ter histórias de sucesso", destacou.
Um dos momentos mais emocionantes foi o relato da mãe Raquel dos Santos, que vivenciou a prematuridade dentro do hospital. Mãe de Maria Eloá, uma criança que nasceu prematura no HUB, em 2022, Raquel compartilhou sua jornada de superação e medo.

"Antes dela, eu tive outro bebê prematuro de 28 semanas que viveu apenas dois dias. Quando eu engravidei novamente, tive medo, mas eu acreditei na promessa de Deus que ia ficar tudo bem", contou. "Foram 52 dias difíceis de internação na UTIN, mas também dias em que eu me senti muito acolhida por todos. E hoje minha filha está aqui com 3 anos. É um privilégio poder voltar aqui com uma história de superação, uma história feliz”, enfatizou Raquel.
Uma campanha global pela esperança
O Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, é uma das maiores campanhas globais de saúde pública, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por entidades de diversos países. Em 2025, o tema “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes” reforça a importância de oferecer aos prematuros um início de vida com cuidado especializado, humanizado e contínuo, desde os primeiros momentos após o nascimento, passando pela internação na UTI neonatal, até o seguimento nos primeiros anos de vida.
A cor roxa, símbolo da campanha, representa a sensibilidade e individualidade características dos bebês prematuros. O roxo também simboliza transformação e renovação, justamente pelo caminho que essas crianças percorrem ao nascer antes do tempo, marcado pela superação e pelo crescimento desses “pequenos guerreiros”.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araujo e Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh