Notícias
VISITA INSTITUCIONAL
Secretária de Informação e Saúde Digital do MS destaca potencial inovador e tecnológico do HUB
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) recebeu, nesta terça-feira (8), a visita de Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde. A ocasião serviu para apresentar iniciativas tecnológicas do HUB e estreitar laços com a Secretaria com o intuito de construir futuras parcerias e colaborações.
“A visita foi maravilhosa, bastante objetiva, eu pude conhecer toda a equipe, que está muito bem construída em relação à divisão das atividades. É uma equipe multiprofissional, integrada e que certamente está fazendo a diferença para os avanços no HUB”, comentou Ana Estela.
Dentre os projetos tecnológicos que pôde conhecer no hospital, a secretária destacou três principais que lhe deixaram “encantada”. São eles: o do Núcleo de Telessaúde, que vai atender o Programa Agora Tem Especialistas; o Centro de Gestão de Inteligência de Gestão Hospitalar e o Laboratório de Inteligência Artificial. Iniciativas que ela considera alinhadas com a Secretaria de Informação e Saúde Digital.
Além disso, Ana Estela ainda destacou o papel desempenhado pelo Data Center do HUB, área onde ficam armazenados e organizados equipamentos, como computadores e servidores, que processam, guardam e distribuem grandes volumes de dados. Ele funciona como o "cérebro" da internet, garantindo que sites, aplicativos e serviços digitais estejam sempre disponíveis e funcionando. Atualmente, o Data Center além de hospedar a própria infraestrutura do HUB também atende a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“O estreitamento de laços entre o HUB e a Secretaria é crucial para promover a integração de dados e informações sobre saúde, melhorar a eficiência dos serviços prestados e garantir que as políticas de saúde sejam baseadas em evidências”, reforça Fátima Sousa, superintendente do HUB. “Essa colaboração pode facilitar a implementação de tecnologias de saúde digital, otimizar processos e oferecer melhores cuidados aos pacientes, além de possibilitar um intercâmbio de conhecimento que fortaleça as capacidades do HUB e contribua para a formação de profissionais de saúde mais qualificados”, completou.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Elizabeth Souza.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh