Notícias
HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA
HUB promove curso sobre as diretrizes da Iniciativa Hospital Amigo da Criança
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está oferecendo mais uma edição do curso Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que visa reforçar a importância do aleitamento e dos cuidados com pessoas que amamentam, em consonância com os 10 passos do IHAC. A formação começou terça-feira e segue até o final do dia desta quarta-feira (20), no Auditório 1 do HUB, que recebeu o título da IHAC em 1996.
O curso tem uma carga horária de 20h, é aberto aos profissionais de todas as áreas do HUB e aborda temáticas, como: “Habilidades de comunicação – aconselhamento [com pessoas que amamentam]”, realizada na manhã de ontem. Nesse sentido, foram apresentadas ações que visam o bem-estar da pessoa que amamenta e que reforçam o cuidado efetivo.
Pedir licença e permissão ao ter que tocar o corpo da pessoa lactante, escutar com atenção e manter-se interessado pelo que está sendo dito, fazer perguntas abertas sobre a situação: “Como está sendo o período de amamentação para você?”, “Como você está alimentando seu bebê?”, por exemplo. Iniciativas que contribuem com o desenvolvimento da confiança e do apoio.
“Durante o curso a gente discute todas as diretrizes do Hospital Amigo da Criança, que a gente chama dos 10 passos do Hospital Amigo da Criança, abordando desde a parte de lei até a parte de como atuar na prática com [pessoas que tiveram bebês], as técnicas que devem ser utilizadas e o apoio pós-alta”, explica Kelly Bonan, enfermeira do Banco de Leite e integrante da Comissão do Hospital Amigo da Criança do HUB.
“A gente espera que as pessoas que estão participando do curso repassem os aprendizados de uma política que a gente trabalha há mais de 20 anos aqui dentro e que traz um diferencial porque os pacientes [reconhecem o serviço prestado]”, completa Kelly.
Ponto de vista também destacado por Lizandra Moura, chefe da Unidade da Mulher do HUB e uma das organizadoras do curso. Para ela a iniciativa contribui com o fortalecimento do título que o HUB possui.
“[Rotineiramente] recebemos uma avaliação de órgãos externos, inclusive para o título de Hospital Amigo da Criança. Nossa última avaliação com louvor foi em 2023, onde a gente teve a entrada de um grupo externo do Ministério da Saúde e foi reafirmado o nosso título”, relembra Lizandra, que detalha alguns aspectos dessa frente.
“Ser um hospital IHAC é estimular o aleitamento materno, estimular boas práticas de parto e nascimento, porque agora dentro do título, além de iniciativas para o Amigo da Criança, a gente também tem o título de Hospital Amigo da Mulher, porque inclui também o cuidado com essa mulher [que teve bebê]”, explica.
Relevância também destaca por Janayna Bispo, chefe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), que também participou da formação. "A Iniciativa Hospital Amigo da Criança é fundamental dentro da UTI Neonatal, pois fortalece o compromisso com um atendimento humanizado e com o cuidado altamente especializado ao recém-nascido", diz.
Outras formações que integram a programação do curso: Promoção do aleitamento materno na gestação; Proteção do aleitamento materno - NBCAL Passo 5; Práticas de parto e aleitamento materno - Passo 4 e Cuidados Amigos da Mulher; Como o leite da mama chega ao bebê; Lactantes com necessidades especiais; Quando o bebê não pode ser amamentado no peito; entre outros.
IHAC
Lançada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Unicef, a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) estabeleceu dez passos fundamentais para incentivar, proteger e apoiar a amamentação. No mesmo ano, o Brasil figurou entre os 12 países selecionados para iniciar o programa, ao aderir à Declaração de Innocenti, assinada durante um encontro realizado na Itália, assumindo o compromisso de cumprir essas metas.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh