Notícias
Prevenção
HUB realiza ações em comemoração ao Dia Mundial contra Aids
Palestra, realização de teste rápido e distribuição de preservativos. Essas foram as atividades realizadas pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro. “Precisamos desmistificar diversos tabus em relação ao HIV e estimular a realização do teste rápido, que deve ser feito por todos”, explicou a chefe da Unidade de Saúde Mental do HUB, Silvia Furtado.
A iniciativa contou com a participação dos estudantes da Liga de Infectologia da Universidade de Brasília (UnB), que ficaram responsáveis pelos testes rápidos para HIV. Duas drag queens vieram ao hospital para incentivar a realização do exame. Durante o dia, foram feitos 33 testes. “Foi muito bom participar, principalmente por ajudar e aprender como fazer os testes, além do contato com os pacientes”, contou Almi Cardoso, integrante da liga.
Ambulatório de PrEP
A programação também contou com uma palestra para interessados em fazer parte do Ambulatório de Prevenção ao HIV, que oferece a profilaxia pré-exposição (PrEP). A PrEP é um método de prevenção que consiste em tomar diariamente um medicamento, evitando que a pessoa contraia o vírus caso seja exposta a ele. O tratamento é indicado para quem não tem HIV, mas se sente exposto constantemente ao vírus.
Para ser atendido no ambulatório, é preciso entender como o tratamento funciona, atender alguns requisitos e se encaixar no perfil de pacientes com indicação para a profilaxia. Esses pontos foram abordados durante a palestra realizada em comemoração à data, que reuniu 29 possíveis pacientes. Depois da palestra, Victor Goulart entrou para o grupo. “Achei importante a palestra e estou muito feliz por ter conseguido entrar no programa da PrEP, pois já estava procurado há um tempo. O programa é de suma importância para todos”, afirmou.
Serviço
Para fazer parte do programa, é preciso passar por uma triagem no ambulatório, que funciona toda segunda-feira, de 8h às 12h, e às quartas, de 14h às 18h, no Ambulatório 1 do HUB, corredor amarelo, sala F. Atualmente, o serviço atende cerca de 280 pacientes.