Notícias
EVENTO CIENTÍFICO
Inova HU valoriza pesquisa e inovação no HU-UFGD/Ebserh
Dourados (MS) – Entre os dias 1º e 3 de setembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou a edição do Inova HU: ideias que transformam. O encontro reuniu gestores, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da saúde no auditório do hospital para a apresentação dos projetos dos programas de Iniciação Científica (PIC) e Iniciação Tecnológica (PIT), além do acolhimento dos novos bolsistas para o ciclo 2025/2026.
O primeiro dia da programação contou com o III Seminário do Programa de Iniciação Científica, no qual foi premiado o trabalho “Criptococose em paciente AIDS/HIV e imunossupressão grave”, da bolsista Anna Claudia da Silva, sob orientação da Prof.ª Dra. Luana Rossato.
No segundo dia, realizou-se o II Seminário de Iniciação Tecnológica, que premiou o trabalho “Definição de uma ferramenta de avaliação nutricional para pacientes críticos internados na UTI adulto do HU-UFGD”, da bolsista Laysa Victória dos Santos, orientada pelo Prof. Dr. Ricardo Fernandes. Já o último dia foi marcado pelo acolhimento dos bolsistas.
No total, foram apresentados 13 projetos do PIC e 9 do PIT, desenvolvidos entre setembro de 2024 e agosto de 2025. Os trabalhos abordaram temas relevantes para a prática hospitalar, como diagnóstico de doenças, gestão de processos, segurança do paciente e desenvolvimento de tecnologias aplicadas à saúde.
A mesa de abertura teve a presença do reitor da Universidade Federal da Grande Dourados, Jones Dari Goettert; da vice-reitora Claudia Lima; do pró-reitor de Ensino de Graduação Etienne Biasotto; do superintendente do HU-UFGD, Hermeto Paschoalic; do gerente de Ensino e Pesquisa, Thiago Pauluzi Justino; do gerente de Atenção à Saúde, Tiago Amador Correia; da gerente administrativa, Danielly Capoano; e da chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica, Dayse Paião.
Para a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS), Dayse Paiao, o evento consolida a produção científica. “Foi de suma importância este evento para divulgar os achados científicos realizados no hospital. O Inova HU demonstra que a pesquisa está inserida no cotidiano do HU-UFGD. Ao divulgar esses resultados, mostramos que a ciência fortalece a assistência, a gestão e a inovação em saúde, beneficiando diretamente nossos pacientes e a comunidade”, destacou.
A Prof.ª Dra. Cristiane Maria Colli, orientadora dos projetos “Perfil epidemiológico da toxoplasmose em gestantes atendidas na maternidade do HU-UFGD: análise de prontuários de uma década” e “Desenvolvimento de manual de boas práticas para profissionais de saúde e material audiovisual informativo para pacientes sobre toxoplasmose gestacional e congênita na maternidade do HU-UFGD”, mencionou que o Inova HU amplia o aprendizado dos acadêmicos e aproxima ensino, pesquisa e prática em saúde. “O evento representa uma oportunidade única para os estudantes apresentarem os resultados de suas pesquisas, seja no PIC ou PIT”.
Ela acrescentou que, ao reunir acadêmicos, docentes, servidores e gestores, o Inova HU cria um espaço privilegiado para a divulgação de achados e experiências. “A iniciação científica proporciona crescimento e amadurecimento ao aluno, e, ao socializar os resultados com profissionais e gestores, o evento promove integração multiprofissional e abre caminho para melhorias concretas no hospital”.
A bolsista de iniciação científica Mariana Talgatti Terra avaliou o encontro como uma oportunidade ímpar de integração. “ Foi uma ótima oportunidade para divulgar os projetos de pesquisa para toda a comunidade do HU-UFGD, saindo da bolha acadêmica. Foi possível trocar ideias e sugestões com quem trabalha na área e conhece a realidade do serviço, o que auxilia os pesquisadores a pensarem novos rumos de investigação. Além disso, pudemos rever professores e preceptores de estágios passados, e apresentar para eles foi uma honra”, relatou.
O evento recebeu o apoio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funaepe), da UFGD e do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas públicas de Serviços Hospitalares do Mato Grosso do Sul (SINDSERH).
PIC e PIT
O PIC e PIT têm como objetivo promover o contato dos estudantes de graduação com técnicas e métodos científicos e tecnológicos aplicados à área da saúde. Também buscam estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico dos alunos, que são orientados por pesquisadores experientes em suas respectivas áreas de conhecimento. O programa é realizado pela Ebserh e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa (SGPITS/GEP), é o responsável pela gestão dos projetos de pesquisa e inovação tecnológica desenvolvidos no HU-UFGD.
Sobre a Ebserh
O HU- UFGD faz parte da Rede Ebserh desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.