Notícias
DOURADOS/MS
HU-UFGD/Ebserh realiza 1ª reunião clínica integrada com residentes da Fiocruz e da Secretaria Municipal de Saúde
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu em 29 de agosto a primeira reunião clínica ampliada envolvendo residentes do próprio hospital, da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados (SEMS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A iniciativa, organizada pela Comissão de Residência Médica (Coreme), marcou um novo patamar de integração entre ensino e rede de saúde do município.
Segundo Wesley Eduardo Ferreira, chefe do Setor de Gestão do Ensino do HU-UFGD, o principal objetivo do encontro foi aproximar os residentes médicos das diferentes instituições. “É uma mudança de paradigma, pois as discussões contaram com a participação de um grupo externo, ampliando a visão a respeito do cuidado médico e do raciocínio clínico”, explicou.
Durante a reunião,o residente R1 Eduardo Alves do Nascimento Filho, do Programa de Residência de Família e Comunidade SEMS/Fiocruz, apresentou um caso clínico centrado na pessoa – NPFL, que serviu de base para um debate interdisciplinar. Para Wesley, “o processo de formação em saúde é regido por atividades práticas e teóricas, e esse momento é rico por trazer o envolvimento de outras partes do ensino, em um diálogo construtivo do saber. A integração de residentes e preceptores da atenção primária e terciária provoca a discussão dos processos da linha de cuidado, fomentando melhorias na assistência à população”.
O gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, Dr. Thiago Pauluzi, destacou o caráter histórico da iniciativa. “A primeira reunião clínica representou um momento de integração entre ensino e serviço de saúde em Dourados, contribuindo não apenas para o fortalecimento do raciocínio clínico dos residentes, mas também para o aprimoramento da comunicação e articulação com a rede de saúde do município. A proposta é que os encontros ocorram de forma periódica, favorecendo a criação de um ambiente científico, colaborativo e alinhado às necessidades do SUS”, afirmou.
Para o chefe da Divisão Médica do HU-UFGD, Dr. Paulo Baruki, a troca de experiências é fundamental para a formação médica, pois permite o compartilhamento de conhecimentos, metodologias e práticas clínicas inovadoras. “Essa interação amplia a visão dos profissionais em treinamento, preparando-os para lidar com desafios diversos na prática clínica. A realização de encontros como esse fortalece a educação médica no hospital universitário, promovendo a integração entre teoria e prática clínica e possibilita a realização de projetos conjuntos, beneficiando a comunidade e aprimorando a formação médica”, ressaltou.
Entre os principais resultados observados, Wesley Ferreira aponta “a necessidade de aprofundar esses encontros e torná-los mais periódicos, a fim de analisar e propor melhorias na saúde do município, como, por exemplo, o aprimoramento do processo de contrarreferência, tema abordado na discussão”. Ele acrescenta que a intenção é “promover mais momentos como esse em conjunto com a coordenação das respectivas Coremes e supervisores de programas”.
A iniciativa reafirma o papel do HU-UFGD como hospital de ensino e fortalece a integração com a Fiocruz e a Secretaria Municipal de Saúde. “Os residentes atuam em vários locais da rede de assistência em saúde de Dourados. Por meio de suas experiências, preceptores, supervisores e gestores podem alavancar melhorias no processo de gestão dos serviços de saúde da região”, completou Wesley.
Para ele, a aproximação representa um ganho direto para a população. “Trata-se de um momento único, com a representação de várias especialidades médicas que possuem condições técnicas e experiência para discutir o que pode ser feito de forma diferente em prol da formação e da assistência médica na cidade”, concluiu.
Rede Ebserh
O HU-UFGD faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.