Notícias
DIA E / AGORA TEM MAIS ESPECIALISTAS
HU-UFGD/Ebserh realiza 100% das cirurgias programadas no Dia E
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), concluiu com sucesso, no sábado (13/9), o mutirão do “Dia E – Ebserh em Ação”, garantindo a realização de 100% das cirurgias programadas e o atendimento a 183 pacientes previamente regulados pelo município de Dourados.
Realizado nos 45 hospitais da Rede Ebserh em todo o país, o Dia E, mutirão de atendimentos à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Ebserh e em parceria com o Ministério da Saúde. Em Dourados, o HU-UFGD/Ebserh ofertou dezenas de atendimentos em um único dia, entre cirurgias, consultas, exames de diagnóstico e procedimentos gerais.
Resultados alcançados no HU-UFGD
Cirurgias - Todas as 34 cirurgias programadas foram realizadas, incluindo 2 histerectomias, 5 laqueaduras, 18 urológicas, 6 oftalmológicas e 3 biópsias hepáticas.
Exames de diagnóstico e imagem: de 43 exames previstos, 35 foram concluídos, como endoscopias, colonoscopias, ultrassonografias de articulação e obstétricas, além de ecocardiogramas para avaliação de risco cirúrgico.
Consultas médicas - foram efetivadas 94 consultas especializadas de um total de 155 agendadas, abrangendo pré-transplante em gastroenterologia, cardiologia, oftalmologia e urologia.
Procedimentos gerais - a equipe realizou 20 procedimentos, incluindo inserções de DIU Mirena e DIU de cobre, além de coletas de Papanicolau.
Ao todo, 183 pacientes receberam atendimento no HU-UFGD/Ebserh durante o Dia E. O destaque ficou para as cirurgias, que atingiram 100% da meta, ajudando a reduzir a fila de espera em especialidades estratégicas.
Rede Ebserh
O HU-UFGD faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.