Notícias
TECNOLOGIA
Setor de Hotelaria do HC-UFG implanta sistema de rastreamento de enxoval hospitalar por chip
O sistema permite o controle das peças desde a lavanderia até a devolução do estoque
GOIÂNIA (GO) - O Setor de Hotelaria Hospitalar do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) implantou um sistema de controle e gerenciamento de enxoval que permite o rastreamento completo de cada peça de roupa usada na instituição, desde a lavanderia até a distribuição e retorno ao estoque. Na prática, a medida representa economia, fim das perdas e extravios e otimização no fluxo de peças, reforçando o compromisso das equipes do HC com inovação, eficiência e sustentabilidade.
Trata-se da tecnologia Radio Frequency Identification (RFID), que foi implantada em agosto do ano passado, sendo que a instituição registrou uma economia média de R$ 39,5 mil por mês, de acordo com a chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar do HC, Danielly Mendes Resende. “A tecnologia também garantiu uma operação mais ágil e organizada, o que facilita o atendimento rápido e eficiente tanto para pacientes quanto para a equipe hospitalar”, disse
Segundo ela, a equipe processava uma média de 70 mil quilos de roupas por mês e, com o novo sistema de gestão, este número passou para 56 mil quilos por mês. "Esse sistema modernizou nossos processos e reforçou nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade na gestão de recursos públicos. O resultado é uma operação mais eficiente e econômica, alinhada com as necessidades de nossos pacientes e da equipe", avaliou.
Danielly Resende explicou que, além da redução de custos, o sistema RFID traz vantagens como a transparência no controle de materiais, a diminuição de perdas e a melhoria na qualidade do serviço prestado. “Essa iniciativa também posiciona o Hospital das Clínicas de Goiás como uma referência nacional em gestão de enxoval hospitalar e mostra como a inovação pode transformar o ambiente hospitalar em benefício do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.
A equipe do setor de Hotelaria conta com o apoio de todos os colaboradores neste processo. “É essencial que, ao final do uso, todas as peças de enxoval sejam corretamente devolvidas ao hamper (cesto de coleta) para garantir que retornem ao fluxo de processamento e higienização adequado”, explicou Danielly Resende. Segundo ela, essa prática é parte fundamental do ciclo de gestão eficiente do enxoval hospitalar e da manutenção da qualidade dos serviços prestados.
A chefe do setor disse que a proposta de trabalhar com inovação e eficiência está dentro das estratégias de ação da equipe. "Estamos apenas começando. Seguimos inovando, superando desafios e mostrando como a hotelaria hospitalar pode ser estratégica na transformação da saúde pública brasileira, garantindo não apenas a economia, mas também a qualidade e a eficiência dos serviços prestados".
Rede Ebserh
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Saiba mais
CHIP - Todas as peças do enxoval hospitalar do HC-UFG estão equipadas com chips e são rastreadas por meio do sistema Radio Frequency Identification (RFID).
RÁDIO - Essa tecnologia utiliza ondas de rádio para identificar, rastrear e registrar dados, permitindo o monitoramento eficaz dos objetos etiquetados.
VANTAGENS - Entre as vantagens do sistema RFID estão o inventário frequente e preciso, pois possibilita contagens mais regulares e confiáveis; o controle rigoroso do enxoval, pois permite um monitoramento preciso de cada peça, desde sua distribuição até o retorno para higienização, reduzindo perdas e extravios e a identificação sem contato direto, pois elimina a necessidade de leitura manual, superando as limitações de códigos de barras.
MONITORAMENTO - Com a implementação do sistema RFID, o Setor de Hotelaria alcança um nível avançado de rastreabilidade que permite monitorar diariamente o número de peças enviadas aos setores, especificando tipos, tamanhos, cores e o acúmulo de peças por setor e data.
ORIENTAÇÃO – O setor orienta que todas as peças armazenadas em armários ou outros locais sejam imediatamente acondicionadas nos sacos hamper para escoamento e retorno ao ciclo de processamento na Rouparia Central. A colaboração de todos é fundamental para garantir a continuidade e eficácia da gestão do enxoval hospitalar.
INFORMAÇÕES - O Setor de Hotelaria Hospitalar coloca-se à disposição para maiores esclarecimentos pelos ramais 8906, 8940 e 8941.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social