Notícias
PUBLICAÇÃO
Unidade de Nutrição Clínica publica artigo na Revista de Atenção à Saúde
A preocupação com o estado nutricional do paciente hospitalizado é crescente, visto que a desnutrição intra-hospitalar representa uma causa frequente do aumento da morbimortalidade durante a internação.
Sendo assim, a aceitação da dieta hospitalar é fundamental para suprir as necessidades nutricionais do paciente e contribuir para a recuperação e/ou manutenção de seu estado nutricional.
Algumas enfermidades requerem implementação de um plano alimentar hipossódico, o que contribui para a baixa aceitação da dieta hospitalar, devido à restrição de sal.
A rejeição da dieta hipossódica pode interferir na ingestão de energia e de macronutrientes, podendo levar a um consumo alimentar inadequado e, consequentemente, à desnutrição hospitalar.
Entre as diferentes formas de reduzir o sódio da dieta, pode-se utilizar produtos comerciais com substituição do cloreto de sódio pelo cloreto de potássio, o chamado “sal light”, que possui teor de sódio reduzido em até 60%. A utilização desse ingrediente nem sempre é factível tanto em decorrência dos problemas de palatabilidade e intolerância gástrica dos sais de potássio quanto pela falta de hábito na ingestão alimentar deste íon.
Estudo desenvolvido por residentes de Nutrição do Hospital das Clínicas - UFG verificou que a aceitação da dieta hipossódica preparada com sal light foi insatisfatória, tendo a característica “tempero” da dieta avaliada negativamente pela maioria dos pacientes. Além disso, não houve diferenças estatísticas entre o Índice Resto-Ingestão de dietas hipossódicas padrão e dietas hipossódicas preparadas com o sal Light, exceto para uma única refeição.
Autores: Kacielli Filipini, Carolina Corrêa Gomes, Ana Paula Perillo Ferreira Carvalho e Liana Lima Vieira.
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.