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RECURSOS HUMANOS
HC-UFG promove capacitação em gestão de conflitos para gestores da instituição
Goiânia (GO) – A Gerência Administrativa e a Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), visando desenvolver habilidades de inteligência emocional e comunicação não violenta para identificar, analisar e resolver conflitos construtivamente, promovendo a compreensão mútua, a empatia e um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo, realizou, nos dias 24 e 26 de junho último, a Capacitação em Gestão de Conflitos para gestores do referido Hospital.
A capacitação online foi organizada pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) e ofertada somente às chefias como uma das etapas do Programa de Desenvolvimento dos Gestores do HC-UFG. Os assuntos abordados foram “Inteligência Emocional” e “Comunicação Não Violenta”, no Módulo I, e “Entendendo os Conflitos: Natureza, Impacto e Análise”, no Módulo II. Ao todo, foram 33 chefias participantes.
De acordo com Renata Silva Machado de Moura, chefe da UDP, o tema Gestão de Conflitos foi amplamente sugerido pelos colaboradores na Pesquisa de Levantamento de Necessidade de Capacitação realizada em 2024 no hospital. “Compreende-se que capacitar os gestores neste tema é proporcionar habilidades para que esses identifiquem os conflitos que necessitem de intervenção, sejam mediadores na proposição da resolução das contendas e demonstrem resiliência nas situações de enfrentamento”, completou a chefe da UDP.
A chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Deborah Rosa, ressaltou que a capacitação sobre Gestão de Conflitos é uma iniciativa fundamental para o fortalecimento das relações interpessoais dentro do HC-UFG. “Em um ambiente hospitalar, onde o trabalho em equipe é essencial e os desafios são constantes, saber lidar com várias situações construtivamente é imprescindível. Ao investir na gestão de conflitos, a instituição reafirma seu compromisso com uma cultura organizacional pautada na transparência, no respeito e na valorização das pessoas”, evidenciou Deborah.
Jander Vinicius Vieira, chefe da Unidade de Saúde Mental, foi um dos participantes do treinamento. Para ele, foi um tema muito necessário para a construção de relações de trabalho saudáveis e para a conservação da saúde mental das equipes.
Caroline da Silva Stefan Godoy, psicóloga organizacional e do Trabalho, do Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFTM/Ebserh), foi a instrutora do curso. Ela explicou que conflitos são uma parte inevitável e, muitas vezes, benéfica da vida, tanto pessoal quanto profissional. Também frisou que, longe de serem sempre negativos, eles representam uma oportunidade crucial para o crescimento e a inovação, seja em decisões simples como a escolha de um restaurante ou em projetos complexos que exigem diferentes pontos de vista. “No entanto, para que esse potencial positivo se concretize, a gestão do conflito é fundamental”, disse Caroline.
Segundo a psicóloga, a essência do conflito reside na percepção e na incompatibilidade de necessidades, amplificada pela forma como nossas emoções são gerenciadas. “É aqui que a inteligência emocional (IE), conforme descrita por Daniel Goleman, e a comunicação não violenta (CNV), de Marshall Rosenberg, se tornam ferramentas indispensáveis”.
A psicóloga enfatizou que a inteligência emocional capacita o indivíduo a entender e gerenciar suas próprias emoções, bem como as dos outros. “Ao desenvolver a autoconsciência e a autogestão emocional, conseguimos reagir a divergências com mais ponderação e menos impulsividade”, pontua Caroline. Ela acrescentou que a comunicação não violenta oferece mudanças práticas para expressar sentimentos e necessidades de forma clara e empática, sem julgamento, facilitando a busca por soluções que atendam a todos os envolvidos.
“Juntas, a IE e a CNV permitem que os indivíduos adotem uma postura proativa e construtiva diante das adversidades diárias, transformando o conflito de um obstáculo em um catalisador para o desenvolvimento. A capacidade de navegar por essas situações, fazendo escolhas conscientes e decidindo como queremos ser no processo, é o que realmente define uma gestão de conflitos eficaz”, concluiu Caroline.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh
Tags: recursos humanos, gestão de conflitos, treinamento, capacitação, inteligência emocional, comunicação não violenta, udp, hc-ufg, ebserh,