Notícias
Pesquisa
HC-UFG participa de pesquisa do HCOR e Ministério da Saúde e seleciona pessoas com hipercolesterolemia familiar
HC-UFG/Ebserh participa de estudo clínico sobre Hipercolesterolemia Familiar (HF) em parceria com HCor e Ministério da Saúde
O Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Rede Ebserh, seleciona pessoas com hipercolesterolemia familiar (HF) para uma pesquisa realizada em parceria com o Hospital do Coração (HCOR), da Associação Beneficente Síria, e Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS.
A HF é uma doença genética ligada à alta concentração do colesterol “ruim” (LDL), que afeta as vias que levam sangue e oxigênio ao coração. No Brasil, estima-se que 1 a cada 300 pessoas apresentam a condição, que favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Estão sendo recrutados para essa pesquisa pacientes de quatro das cinco regiões do país para acompanhamento nutricional focado na diminuição do colesterol ruim e gorduras, além da orientação ao consumo de alimentos saudáveis e uso de suplemento alimentar nutracêutico.
Para participar do estudo clínico, a pessoa deve ter as seguintes condições:
- Ter 20 anos ou mais;
- Ter pai, mãe, irmãos ou filhos falecidos por AVC ou infarto com menos de 55 anos de idade (homens) ou 60 anos (mulheres) ou ter algum parente adulto com colesterol total maior ou igual a 290 mg/dl ou possuir laudo médico atestando o diagnóstico de hipercolesterolemia familiar;
- Se já tiver tido AVC ou infarto com menos de 55 anos (55 anos) ou 60 anos (mulheres);
- Possuir colesterol ruim (LDL) maior ou igual a 250 mg/dL;
- Não possuir alergia a frutos do mar;
- Não possuir triglicerídeos maior ou igual a 500 mg/dL;
- Se mulher, não estar gestante ou lactante;
- Não possuir doença hepática grave ou inflamatória crônica ou renal em diálise;
- Não possuir obesidade extrema (IMC maior ou igual a 40 kg/m2.
O participante que for incluído no estudo terá como benefícios o acompanhamento nutricional, suplementação para melhorar o colesterol, exames de sangue e testes genéticos.
Para participar do estudo, a pessoa interessada deve entrar em contato pelo número de Whatsapp: (62) 9173-5862.