Notícias
Comemoração
HC-UFG/Ebserh comemora 61 anos de sua criação
No último dia 23/02, o Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Rede Ebserh, completou 61 anos de sua criação. E para comemorar mais de seis décadas de importância para a saúde pública em Goiás, os colaboradores do HC-UFG foram prestigiados, na última sexta-feira (24/02), com mensagens e duas belas apresentações musicais da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG. As ações foram coordenadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HC-UFG.
Logo no início da manhã, os colaboradores que trabalham no Edifício de Internação foram recepcionados com bombons e uma mensagem de agradecimento a cada um por fazerem parte dessa história: “O Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh comemora 61 anos de criação e parabeniza você por fazer parte dessa história de trabalho, cuidado e amor!”. Balões nas cores branca e verde e o desenho de um Ipê amarelo, composto por fotos dos trabalhadores e pacientes do HC-UFG decoraram o espaço. A homenagem também se estendeu às telas dos computadores e ficou exposta nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Às 11 horas, os colaboradores prestigiaram as apresentações do Quarteto Goyá, composto por alunos de Trombone, e do Grupo de Trompas, da EMAC-UFG, que tocaram no Hall do Edifício de Internação. Sob a coordenação do professor Marcos Botelho, o Quarteto Goyá tocou um repertório variado, com músicas clássicas e popular brasileira. Um dos alunos do grupo, Pedro Lucas Camargo de Castro, se emocionou ao tocar a música “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim, pois dedicou a canção ao seu avô, que realizou todo o tratamento contra um mieloma no HC-UFG desde o ano de 2018. “Eu acompanhei todo o tratamento do meu avô aqui no HC, desde o primeiro dia da internação dele, as quimioterapias, as entrevistas, até o dia do falecimento dele, em 22 de junho de 2022”, recordou. “Eu só tenho a agradecer a toda equipe do HC pelo acolhimento ao meu avô e desejar vida longa a esse hospital. E essa é a minha homenagem a vocês e a ele, ao que ele significa pra mim, seu Jaci Camargo.”
O Grupo de Trompas, coordenado pelo professor Igor Vasconcelos, tocou três músicas: a abertura da ópera de Richard Wagner, a trilha sonora do filme Jurassic Park e o arranjo musical “Besame mucho”.
Pacientes e funcionários externos também se emocionaram com a apresentação musical. A senhora Maria Joana dos Santos, que passou 20 dias internada no HC-UFG e estava sendo transferida para outra unidade hospitalar, assistiu às apresentações da área externa do prédio, deitada na maca, enquanto aguardava a chegada da ambulância que faria o seu transporte. Sua filha e acompanhante, Natália Santos, o enfermeiro da UTI Móvel, Júlio César Gonçalves, e o socorrista Rafael de Jesus, também acompanhavam a apresentação.
Representando a Superintendência do HC-UFG, a enfermeira e chefe de Divisão de Enfermagem Cláudia de Paula Guimarães entregou um certificado de agradecimento à EMAC-UFG e parabenizou professores e alunos por terem abrilhantado e marcado o evento em comemoração dos 61 anos do HC-UFG. Ela também agradeceu aos profissionais e colaboradores por “tornarem o HC-UFG uma instituição reconhecida em âmbito nacional e até internacional pela promoção do ensino, da pesquisa e da assistência em saúde com qualidade”.
Bloco Ambulatorial
À tarde, o Quinteto Metais do Cerrado, formado pelos professores Alessandro da Costa (IFG), Tonico Cardoso (EMAC-UFG), Thiago Aguiar (músico da Orquestra Sinfônica de Goiânia) e Marcos Botelho (EMAC-UFG), se apresentou no Bloco Ambulatorial e parou usuários e colaboradores que passavam pelo local para assistirem à bela apresentação do grupo musical. Ao som de seleções de Bossa Nova, do mestre Duda, e do choro de Pixinguinha, o grupo encantou a todos, inclusive colaboradores do Edifício de Internação, que desceram para prestigiar o grupo.
Marcos Botelho, professor e coordenador do Quinteto Metais do Cerrado, afirmou estar muito feliz em se apresentar no HC. “Desde que a pandemia começou, já recebemos quatro ou cinco convites para nos apresentarmos aqui no HC, mas, por conta da pandemia, tivemos que desmarcar. Hoje é a nossa primeira apresentação musical do ano em público, por isso estamos muito felizes por estarmos aqui”, destacou. Ele lembrou de parcerias anteriores com a Faculdade de Medicina da UFG, em que o grupo foi convidado a tocar na Faculdade antes de ir tocar em Portugal e, por isso, se colocou à disposição para tocarem em outras datas.
Ele também convidou todos para conhecerem o trabalho do Quinteto, cujas apresentações estão disponíveis nas redes sociais Instagram e YouTube e no seguinte endereço eletrônico: www.metaisdocerrado.com/quinteto.
E ainda no clima festivo, os colaboradores fizeram selfies e fotos com plaquinhas que continham frases alusivas à importância do HC-UFG.