Notícias
GESTÃO
HC implanta aplicativo Vigihosp
Aplicativo Vigihosp
O Hospital das Clínicas da UFG implantou nesta sexta-feira, 18/12, o Aplicativo de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos – Vigihosp. O software foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para informatizar o acompanhamento de notificações de incidentes nos hospitais filiados, queixas técnicas, doenças e agravos em saúde.
As notificações poderão ser relacionadas a artigos médico-hospitalares, cirurgias, doenças e agravos de notificação compulsória, equipamentos médico-hospitalares, extubação acidental, flebite, identificação do paciente, infecções relacionadas à assistência à saúde, kits e reagentes para diagnóstico, lesões de pele, medicamentos, perda de cateter, queda, saneantes, cosméticos e produtos de higiene pessoal, sangue ou hemocomponentes, transplante, enxerto, terapia celular ou reprodução humana assistida.
O aplicativo será acessível a qualquer pessoa que desejar fazer uma notificação (não é preciso fazer login para acessá-lo), sendo resguardado o sigilo do notificador. Inicialmente, o aplicativo estará disponível somente aos servidores da instituição. Posteriormente, será acessível também aos usuários do HC por meio de terminais que serão instalados nas áreas de livre acesso do hospital.
O acesso ao aplicativo será feito por meio do endereço eletrônico http://intranet.hc.ufg. Segundo a presidente do Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) do HC-UFG e gestora do aplicativo, Divina de Oliveira Marques, o aplicativo será uma fonte de informações para a gestão hospitalar, pois permitirá monitorar indicadores de resultados negativos da assistência em saúde.
Outras vantagens apontadas pela presidente do NUSP é a preservação ambiental, pois a utilização do software elimina a utilização de papel para as notificações, e uma maior agilidade na tomada de decisões, uma vez que as notificações serão recebidas instantaneamente.
“Estamos fazendo uma ampla divulgação do Vigihosp por meio de faixas, fixação de adesivos nos computadores e visitas às clínicas e ambulatórios do HC para falar sobre o aplicativo, pois a sua utilização será fundamental para estabelecermos políticas de melhorias da qualidade da segurança do paciente”, enfatizou Divina.
O Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HC-UFG será responsável por fazer as investigações das notificações realizadas por meio do aplicativo. A gestora do aplicativo, Divina Marques, afirma que inicialmente foi formado um corpo de investigadores para que, quando iniciarem as notificações, elas possam ser tratadas. Será possível também, a qualquer tempo e sempre que necessário para uma determinada investigação, fazer um novo cadastro ou solicitar o desligamento de um investigador.
As notificações do Vigihosp serão monitoradas pelo Serviço de Qualidade Hospitalar da Coordenadoria de Gestão da Qualidade Hospitalar, da Divisão de Atenção à Saúde (DAS) da EBSERH, que acompanhará em tempo real as notificações de toda a rede e poderá trabalhar em projetos para apoiar os hospitais filiados na ampliação da segurança do paciente.
A primeira versão do software foi desenvolvida no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – HCFMRP-USP. O aplicativo foi adaptado para a EBSERH e lançado no dia 31 de julho desse ano, por meio de uma parceria entre a Divisão de Atenção à Saúde (DAS) e Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI).