Notícias
MINHA HISTÓRIA COM A REDE EBSERH
“Naquela hora, descobrimos a causa da minha dor: eu estava em trabalho de parto”
19122019 minha história hu-ufscar
A minha história com o Hospital Universitário de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh) começou quando passei uma madrugada com uma cólica muito forte, que começava na barriga e ia para as costas. Por volta das duas da manhã, meu marido decidiu que iria me levar ao médico. Então, pedi a ele para ficar em casa com nosso filho Davi, de 2 anos, porque eu achava melhor ir com o Samu para ter um atendimento imediato.
Na ambulância do Samu, a enfermeira me disse que a dor poderia ser cólica de rim, para que eu ficasse tranquila que logo seria medicada no hospital. Cheguei no HU-UFSCar e passei pelo médico, que passou um remédio para dor, e já fiz exame de sangue e urina. No entanto, a dor aumentava cada vez mais, já não estava aguentando, e o médico me deu um remédio mais forte.
De manhã, a dor ainda não tinha passado. Me deram mais uma dose de remédio, ao mesmo tempo que me levaram para fazer um exame de ultrassom, para verificar de onde vinha aquela dor. Quando a médica estava fazendo o exame, passou o aparelho pela minha barriga e disse: “aqui tem uma coluninha”. Naquela hora, descobrimos a causa da minha dor: eu estava em trabalho de parto. Na mesma hora, correram comigo para a enfermaria, pois minha filha já estava nascendo.
Eu nunca imaginei que poderia ser isso, não tive nenhum sintoma durante os nove meses. A minha barriga não cresceu, não tive enjoos nem mal-estar, a menstruação descendo todos os meses. Enfim, a última coisa que eu imaginaria era uma gestação. Ligaram para meu marido vir até o hospital, que a médica gostaria de falar com ele. Ele estava com medo do que ia ouvir, imaginou mil coisas, desde uma cirurgia até que eu tivesse morrido. Mas Graças a Deus, era uma coisa boa, ele ia ser pai de novo. Minha filha nasceu saudável, com 2,6 kg, e recebeu o nome de Ana Júlia.
Não temos nem palavras para agradecer o atendimento que tivemos no hospital. Todos me atenderam muito bem: enfermeiros, médicos, todos simplesmente maravilhosos. Seremos eternamente gratos aos profissionais do HU-UFSCar, principalmente ao Dr. Rodrigo, médico que fez o meu parto. Nosso muito obrigada!
Melanye Fernanda de Sá
Paciente do HU-UFSCar/Ebserh
Sobre a Ebserh
Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.