Galeria de Imagens
Agora Tem Especialistas
Rede Ebserh vai contribuir ainda mais com a formação de profissionais em saúde e assistência no país
Brasília (DF) – Dezesseis hospitais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) irão contribuir com o edital do Programa Agora Tem Especialistas, voltado para a formação de profissionais que irão atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida visa equilibrar as ofertas de capacitação e, por consequência, a atenção à saúde no país, priorizando áreas deficitárias. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva organizada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quarta-feira (23).
Na ocasião, foram anunciadas vagas de aprimoramento de formação de pessoal, fruto de parcerias entre a pasta, a Ebserh e outras instituições inseridas no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). No cronograma divulgado pelo MS, o edital será publicado na quinta-feira (24), com período de inscrição a partir do dia 28 e início das atividades previsto para 15 de setembro.
O vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, ressaltou o compromisso da instituição em contribuir, junto com o Ministério da Saúde, para ampliar as ofertas formativas e assistenciais. Beltrammi mencionou os esforços da estatal nos mutirões realizados no âmbito dos programas Ebserh em Ação (da Ebserh) e Agora tem Especialistas (da Saúde) nos hospitais vinculados à estatal, em específico o “Dia E”, realizado em 5 de julho. Na ocasião, foram ofertados mais de 12 mil procedimentos à população em todas as unidades que compõem a empresa.
"Vamos formar, em 16 hospitais universitários de 14 estados, mais de 370 médicos e outros profissionais que poderão passar por aprimoramento em pelo menos 15 campos específicos do saber. Essa convocação é para toda a rede hospitalar universitária federal, pois os hospitais das universidades federais brasileiras possuem o melhor desempenho nas profissões da saúde dentro do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e a Ebserh cumpre também uma tarefa estratégica”, afirmou o gestor da Ebserh.
Beltrammi ainda citou o Enare. “Temos o Enem das residências, que é o nosso Exame Nacional de Residência (Enare), com uma prova em nível nacional que pode nos ajudar a desenhar os itinerários de aprimoramento das formações em saúde, com especial destaque para formação médica, para que nós não busquemos soluções simples para problemas complexos”, detalhou.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também citou o Agora tem Especialistas, cujo objetivo é, além de ampliar o provimento e a formação de profissionais, reduzir o tempo de espera no atendimento especializado. “O foco é envolver todos os níveis das nossas redes do Sistema Único de Saúde, desde a atenção primária, passando pela atenção especializada, capacitação de equipes, políticas de formação profissional, além de pensar novas estruturas, mais ágeis, bem como novos mecanismos de parceria com o setor privado e de qualificação dos dados”, afirmou.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh