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HU-UFJF

A ponte que pouca gente vê: conheça a equipe de remoção de pacientes do Hospital da Rede Ebserh em Juiz de Fora (MG)

Serviço faz, diariamente, trajeto de 13,8 km entre as duas unidades do hospital, localizadas em pontos distintos da cidade. Em dias cheios, são entre 15 e 20 deslocamentos.
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Publicado em 22/07/2025 17h48
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São cerca de 600 remoções mensais. A equipe também transporta os pacientes do HU-UFJF a outros hospitais do município.
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São cerca de 600 remoções mensais. A equipe também transporta os pacientes do HU-UFJF a outros hospitais do município.
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São cerca de 600 remoções mensais. A equipe também transporta os pacientes do HU-UFJF a outros hospitais do município.
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São cerca de 600 remoções mensais. A equipe também transporta os pacientes do HU-UFJF a outros hospitais do município.
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São cerca de 600 remoções mensais. A equipe também transporta os pacientes do HU-UFJF a outros hospitais do município.

Juiz de Fora (MG) – Para além das paredes que constroem o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), há uma ligação invisível entre a Unidade Santa Catarina e a Unidade Dom Bosco. Localizados em diferentes pontos da cidade, os dois hospitais são interligados por uma equipe que faz uma ponte fundamental: o transporte de pacientes. 

O Serviço de Remoções faz, diariamente, o trajeto de 13,8 quilômetros em cada viagem entre as duas unidades, ida e volta. Mensalmente, são cerca de 600 remoções, que levam pacientes para exames e cirurgias. Além disso, também realiza a ligação com outros hospitais do município. 

A equipe é formada por 19 profissionais: um enfermeiro responsável técnico, dois enfermeiros assistenciais, sete técnicos de enfermagem, três condutores socorristas, um recepcionista e cinco maqueiros. A maioria desses trabalhadores atuam em esquema de plantão e têm uma missão essencial para o funcionamento harmônico do HU. 

Transportar também é cuidar 

Juan Carlos de Oliveira é condutor socorrista e trabalha fazendo remoções no hospital há 16 anos. Ele relata que, em dias cheios, a equipe faz entre 15 e 20 deslocamentos de uma unidade a outra. Apesar de tanto tempo na função, Juan ressalta a importância do trabalho conjunto e da comunicação assertiva para a locomoção segura do paciente. “Eu sou condutor, mas também sou um auxiliar dos técnicos e enfermeiros. Eu preciso saber o que aquele paciente tem para saber como transportá-lo. Então, a equipe sempre me avisa, se é um problema de coluna, uma cirurgia, porque preciso estar preparado também. Se eu não souber o que fazer, posso atrapalhar o serviço”, conta. 

Apesar de trabalharem com o transporte dos pacientes de uma unidade a outra do HU, Juan conta que, em caso de acidentes, eles precisam prestar atendimento. “Se tem um acidente no trânsito, nós somos obrigados por lei a parar e dar o primeiro socorro, até chegar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ou, até mesmo, fazer a transferência para outras unidades hospitalares”, completa. 

Álvaro Alves é técnico de enfermagem e atua há seis anos fazendo remoções no HU-UFJF. Diante de todos os desafios do dia a dia, ele destaca a velocidade de reação que seu trabalho demanda. “O hospital tem todas as condições possíveis para o paciente ser atendido, mas fora dele a gente precisa reagir muito rápido. Então, é muito importante o técnico de enfermagem estar atento aos pequenos sinais que um paciente pode apresentar ao longo do trajeto. É um atendimento muito dinâmico, e precisamos entender, fora do ambiente hospitalar, o que está acontecendo e qual ação vamos tomar”, explica. 

Pela necessidade de reação rápida, Álvaro também conta que o treinamento para trabalhar nas ambulâncias é diferente e mais específico que o de outros profissionais da mesma área. Nesse sentido, Katrine Correa, técnica de enfermagem do setor, explica o processo: “Nós fazemos esse treinamento de forma interna. Apesar de não realizarmos atendimento na rua todos os dias, precisamos saber o que fazer caso nos deparemos com uma situação de emergência. Então, nós temos o mesmo treinamento básico de socorrista. Estamos sempre estudando sobre atendimento pré-hospitalar e atendimentos básico e avançado”. 

Essa capacitação, segundo Katrine, traz efeito no resultado dos atendimentos: “O olhar do técnico de enfermagem e do enfermeiro da ambulância é diferente, porque estamos sempre preparados para mudar alguma coisa durante o transporte”. Ela também ressalta a importância do setor para as duas unidades do Hospital Universitário. “Tudo o que acontece no HU, externa ou internamente, está ligado ao transporte”, reflete. 

Outro profissional fundamental é o maqueiro, que faz o transporte seguro e humanizado em macas e cadeiras de rodas, garantindo conforte e segurança aos atendidos. Washington Luis é um desses profissionais da equipe de remoção interna no HU. “Tenho gosto pela função na qual estou. Nos faz crescer profissionalmente e pessoalmente, já que estamos fazendo o bem, sempre procurando levar palavras de otimismo, paciência e boa recuperação aos pacientes que atendemos”, afirma. Além disso, o profissional destaca a colaboração entre os trabalhadores dos diversos setores, identificando a gravidade das situações encaminhadas, incluindo o estado físico e mental da pessoa. Esse trabalho define uma soma maior da nossa experiência do dia a dia, complementa. 

Para além da ambulância 

E, por trás de todo o trabalho na rua, quem organiza a mobilidade? Quem recebe as demandas de transporte? Como é feita a capacitação das equipes atuantes? Tudo isso é função da equipe de Enfermagem junto com a recepção. Dentro do hospital, estes profissionais funcionam como uma engrenagem para que os deslocamentos aconteçam de forma segura e eficiente. 

Além disso, no transporte interno de pacientes, o papel do enfermeiro vai além. Ele atua como o elo central entre a equipe de técnicos, maqueiros e os diversos setores da instituição. Portanto, a equipe é responsável pela supervisão, organização logística e pelo bom funcionamento da rotina diária. 

Como explica a enfermeira Paula Farage, todo o processo de deslocamento, seja para exames, procedimentos ou transferências internas, depende de um sistema de agendamento. “Para cada setor, a gente tem uma planilha, que é comum a todos os setores, e eles fazem o agendamento. Depois, se precisar de algum encaixe de urgência, avisam a gente”, pontua a enfermeira. 

Esse trabalho exige constante atenção e habilidade de liderança, pois é o enfermeiro quem garante o alinhamento entre os setores e a fluidez do serviço. Além disso, segundo Marcus Vinicius Pereira, enfermeiro e responsável técnico pelo Serviço de Remoção, há um esforço contínuo para oferecer treinamentos e capacitações à equipe, preparando os profissionais para situações imprevistas, como emergências durante o transporte ou até mesmo a necessidade de prestar socorro externo, conforme previsto em lei. 

O cuidado com a formação dos profissionais se torna ainda mais essencial diante do desafio logístico enfrentado pelo hospital: “Como os exames de imagens mais complexos são realizados no Dom Bosco, a gente tem um elo muito importante para fechar o diagnóstico dos pacientes do HU Santa Catarina transportando-os para o HU Dom Bosco. Lá, eles realizam ressonância, tomografia ou alguma avaliação com especialista”, conclui Marcus. 

Mais conforto e segurança 

Uma boa notícia é que desde o início do ano o hospital conta com uma ambulância nova, resultado de um investimento de R$ 297 mil reais (são dois veículos hoje em funcionamento). “Ela é excelente, toda equipada e mais segura. É básica para o transporte, mas tem um conforto para nós, condutores, para a equipe e também para o paciente”, revela o condutor socorrista Juan. 

A dona Maria do Carmo Bento da Silva, de 67 anos, foi atendida pela nova ambulância recentemente. Ela é da cidade de Santos Dumont e faz tratamento no HU. Estava internada na Unidade Santa Catarina quando foi entrevistada e precisou ir para a Unidade Dom Bosco realizar uma tomografia. “Fui muito bem atendida, a ambulância nova é muito boa e o transporte foi tranquilo”, conta. 

Cloviane Cugola Quintilhano veio da cidade de Mar de Espanha acompanhar o filho, Thawan Quintilhano Maia, 18 anos, que passou por uma cirurgia após um acidente de moto. O jovem estava internado no HU Santa Catarina e subiu de ambulância para operar no Centro Cirúrgico do Dom Bosco na manhã de 15 de julho. “O atendimento da equipe da ambulância foi maravilhoso. A equipe nos atendeu muito bem. Todos foram muito educados e prestativos, e a condução foi muito segura”, finaliza. 

Sobre a Ebserh 

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Lara Rezek e Millena Martins (estagiárias) sob supervisão de Alessandra Gomes e edição de Raoni Santos 

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh 

Comunicações e Transparência Pública
Tags: Hu-ufjf Remoção de pacientes Transporte Logística sus Minas Gerais

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