Notícias
PARTICIPAÇÃO
Pesquisa de Satisfação dos Usuários da Ebserh tem índice geral de mais de 90%
De acordo com a PSU, mais de 97% dos participantes indicam os hospitais universitários geridos pela Ebserh. Imagem: Arquivo Ebserh
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulga os resultados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU). O índice de satisfação geral apontado na PSU foi de 91,60%. A coleta de dados coordenada pela Ouvidoria-Geral da Ebserh foi feita entre janeiro e dezembro do ano passado e obteve 34.435 respostas.
Segundo os dados da PSU, 97,1% dos participantes indicam os hospitais universitários geridos pela Ebserh. A nota média geral atribuída às unidades hospitalares é 8,96. No item atendimento de internação, o índice foi de 9,17. Já no quesito atendimento ambulatorial, foi de 8,9. Para a estrutura, a pontuação foi de 8,44.
A PSU é feita em nível nacional e tem como objetivo consolidar aspectos positivos ligados à satisfação dos usuários e identificar, além de analisar pontos de melhoria. Para o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Henrique de Souza Rezende, “a pesquisa é um instrumento em que o cidadão pode influir diretamente na forma como os serviços são conduzidos e expressar a forma como deseja ser atendido. O questionário aplicado foi criado de forma transversal, envolvendo os ouvidores locais dentro dos HUs, além de áreas estratégicas dentro das Diretorias de Administração e Infraestrutura, de Atenção à Saúde, e de Tecnologia da Informação”, afirmou.
A sondagem ocorre em atendimento à lei 13.460/2017, que trata da participação, defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. A PSU, segundo o ouvidor-geral da Ebserh, além de atender a exigências legais, traz muitos benefícios, uma vez que a Ebserh tem como propósito "Saúde, ensino, pesquisa e inovação, a serviço da vida e do SUS". “Como consequência desse propósito, a oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade de forma gratuita para a população torna-se um ponto central”, acrescentou Diego Rezende.
Bárbara Marchetti deu entrada em 28 de março no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Ebserh, para tratar uma bactéria que se instalou na perna direita da sua filha, Elisa. Rapidamente após a chegada conseguiu a vaga para ser avaliada por ortopedistas.
“Eles avaliaram, já chegaram ao diagnóstico que realmente era uma bactéria que precisava drenar. No dia seguinte, a minha filha já conseguiu fazer a cirurgia de drenagem. Logo ela precisou fazer mais duas drenagens, e assim foi diagnosticada a bactéria no osso. Sempre fui bem atendida pelos ortopedistas e enfermeiras do setor”, relatou.
A pesquisa está disponível aqui.
Saiba mais sobre a Rede de Ouvidorias da Ebserh neste link.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh