Ouvidoria
Sobre
As Ouvidorias Públicas funcionam como um canal de interlocução entre o usuário e a Administração Pública. Uma das principais formas de garantir esse diálogo é através do recebimento das seguintes manifestações:
Acesso à Informação: solicitação de acesso a informações ou documentos públicos.
Solicitação: pedido de adoção de providências, de atendimento, de prestação de serviço ou esclarecimento de alguma dúvida.
Sugestão: apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços prestados pela Ebserh.
Reclamação: demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviços ou à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desses serviços;
Elogio: demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço oferecido ou o atendimento recebido.
Denúncia: informação sobre prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes no âmbito da Ebserh.
Simplifique: solicitação de simplificação de serviços.
No âmbito da Ebserh, existem 39 ouvidorias, incluindo a Ouvidoria-Geral, que também atua na função de coordenação da Rede de Ouvidorias Ebserh. Todas elas compõem o Sistema de Ouvidorias do Executivo Federal, instituído pelo Decreto 9.492/2018 e coordenado pela Controladoria-Geral da União.
Para conhecer a Relação das Ouvidorias da Rede Ebserh, clique aqui.
Quer registrar uma manifestação?
Para o registro de qualquer uma das manifestações, basta acessar o Fala.BR, Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, clicando na imagem ao lado. O Fala.BR foi desenvolvido pela Controladoria-Geral da União.
Clique aqui para acessar o manual do Fala.BR, no formato de passo-a-passo.
Lembre-se: no campo "Destinatário", onde você escolhe o órgão ou entidade para o qual irá enviar sua manifestação, é muito importante que você direcione o registro para o Hospital Universitário com o qual deseja contato ou para a Ouvidoria-Geral, caso o assunto seja de competência de algum órgão interno da Administração Central/Sede da Ebserh. Na aba "Informações e Instruções ao(à) Cidadão(ã)" disponibilizamos um item onde constam os esclarecimentos sobre a atuação de cada ouvidoria da Rede Ebserh.
Se o assunto de sua manifestação for de competência de algum Hospital gerido pela Ebserh, você deve contatar diretamente a Ouvidoria local por e-mail; presencialmente; por telefone (exceto denúncias) ou através das urnas físicas disponíveis nas dependências do Hospital. Para acessar o contato das Ouvidorias dos hospitais, clique aqui.
Caso você não consiga dar seguimento ao atendimento de maneira eletrônica, o contato pode ser feito de várias maneiras. Mas, atenção: de acordo com a Portaria CGU 116/2024, as manifestações recebidas em outros meios serão inseridas no Fala.BR posteriormente.
Se o assunto de sua manifestação for de competência da Administração Central/Sede da Ebserh, nossos contatos seguem abaixo:
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Localização
Setor Comercial Sul - SCS, Quadra 09, Lote C
Ed. Parque Cidade Corporate, Torre C - 3° andar
CEP: 70308-200 – Brasília/DF
Titular da Ouvidoria
Diego Henrique De Souza Rezende
Portaria de nomeação / Portaria de recondução - Data de ingresso no cargo do titular da unidade da ouvidoria: 29/08/2022. Reconduzido em: 29/08/2025. Final do 2º mandato: 29/08/2028.
Equipe de Apoio
- Lizandra Reis Leão da Silva – Secretária da Ouvidoria
- Patrícia Quintana da Silva - Assistente Administrativo
- André Luiz dos Santos Nunes - Assistente Administrativo
- Paulo Sérgio Antonio da Cruz - Analista Administrativo
- Luciana Camilo Pereira - Analista Administrativo
- Wesley Rodrigues Tolentino - Assistente Administrativo
- Samuel da Rocha Conceição - Analista Administrativo
- Ana Júlia Oliveira de Sousa – Estagiária
- Ludymilla Evelin Almeida Pereira - Estagiária
- Caio Vinícius Coelho Camargo - Jovem Aprendiz
Contato
Telefone: (61) 3255-8298
E-mail: ouvidoria@ebserh.gov.br
Painéis de Monitoramento
Com a finalidade de dar mais transparência e fornecer dados que auxiliem tanto os gestores, quanto os cidadãos no exercício do controle por meio da participação social, a Controladoria-Geral da União disponibiliza diversos painéis interativos. No caso das atividades das Ouvidorias da Rede Ebserh, dois desses painéis são especialmente importantes:
![]() |
![]() |
| O "Painel Resolveu?", que disponibiliza informações sobre as manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação). Nele é possível fazer diversas pesquisas de forma rápida, dinâmica e interativa. | O "Painel LAI", que disponibiliza informações sobre os pedidos de acesso à informação recebidos (transparência passiva) e o cumprimento dos itens de publicação obrigatória (transparência ativa). Nele é possível fazer filtros por período, comparativos com outros órgãos e entidades do Poder Executivo federal, dentre outras funcionalidades. |
![]() |
|
| O "Painel Monitoramento de Dados Abertos" é uma ferramenta que permite conferir a situação dos órgãos quanto à abertura das informações contidas em suas bases. Objetivo é aprimorar cultura da transparência pública e estimular controle social. |
MMOuP
O Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP), desenvolvido pela Controladoria-Geral da União, é um instrumento de referência para os gestores de Ouvidoria no processo de otimização dos objetivos, da estrutura e dos processos da ouvidoria. Cabe observar que o correto preenchimento do MMOUP é fundamental para a identificação de lacunas e para o desenvolvimento da ouvidoria com o objetivo de oferecer um canal seguro e efetivo para o cidadão. Para mais informações clique aqui.




Plano_de_acao_MMOuPSEDE.xlsx
NomeaoDiegoOuvGeralBoletim_servio_1382_29_08_202251.pdf