Notícias
HC-UFPE
Pacientes são beneficiadas com mutirão de histerectomia no hospital da Rede Ebserh em Pernambuco
As cirurgias de remoção do útero foram indicadas para tratar diversas condições ginecológicas, como miomas uterinos, sangramento genital e dor pélvica
Recife (PE) - Nove mulheres que estavam na lista de espera do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) e da Secretaria Estadual de Saúde foram beneficiadas com o mutirão de histerectomia, realizado no último sábado (6), no Centro Cirúrgico do HC. A ação foi mais uma a integrar a série de mutirões Ebserh em Ação que o HC vem realizando em vários sábados deste ano. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
As cirurgias de remoção do útero foram indicadas para tratar diversas condições ginecológicas, como miomas uterinos, sangramento genital e dor pélvica, proporcionando uma maior qualidade de vida às pacientes.
“Hoje, o HC está sem fila de espera para histerectomia, cirurgia que realizamos semanalmente. A paciente que chega encaminhada pela Secretaria Estadual já consegue agendar a cirurgia para, no máximo, até dois meses. Nesse mutirão, recebemos pacientes da fila da Secretaria Estadual (de outros hospitais) que esperavam o procedimento há mais de um ano”, explica a ginecologista e obstetra do HC Aleide Tavares, uma das médicas envolvidas no mutirão.
O médico do HC e professor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE José Carlos de Lima explica que esse tipo de procedimento dura em média uma hora, e a paciente permanece internada em observação por 48 horas, com uso de medicações até o retorno das funções fisiológicas urinárias e digestivas.
“Mutirões dessa natureza visam diminuir o tempo de espera das pacientes devolvendo a qualidade de vida a elas. Temos observado uma grande demanda por esse tipo de procedimento em Pernambuco”, comenta José Carlos.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh