Galeria de Imagens
Avanço
Neurocirurgia inédita no serviço público do MA é realizada no hospital da Rede Ebserh/MEC de São Luís
São Luís (MA) – Com a aquisição de um novo microscópio neurocirúrgico, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, vinculado à Rede Ebserh/MEC (HU-UFMA/Ebserh/MEC), realizou, no mês de maio, a primeira neurocirurgia com uso de técnica complementar de angiografia intraoperatória para tratamento de malformação arteriovenosa cerebral no serviço público do estado do Maranhão. Essa malformação se trata de uma conexão anormal entre artérias e veias do cérebro. Já a cirurgia com angiografia consiste na injeção de um contraste fluorescente na veia do paciente, permitindo a identificação de artérias e veias que se relacionam com a lesão.
O equipamento que possibilitou a realização do procedimento cirúrgico foi adquirido por aproximadamente R$ 1,4 milhão, com recursos do Ministério da Saúde. O grande diferencial é do aparelho é utilização de um sistema de fluorescência com contraste administrado na veia do paciente que, associado ao sistema de aquisição de imagem e de filtros integrados, permite a aquisição de múltiplos vídeos que são analisados durante a realização da angiografia cerebral intraoperatória.
Para Alan Hass, neurocirurgião que realizou o procedimento, a técnica possibilita ao médico maior eficiência e segurança na condução das cirurgias neurológicas, permitindo a identificação de hemorragias com maior brevidade, diferenciação entre tecido tumoral e saudável, visualização de microvasos sanguíneos, entre outras possibilidades que garantem uma tomada de decisão mais rápida e assertiva. “Essa técnica traz grandes benefícios ao paciente, como a redução da taxa de complicações, a exemplo isquemias e hemorragias cerebrais no pós-operatório, pois ela permite a avaliação em tempo real das estruturas vasculares durante a cirurgia” destacou.
O gerente de Atenção à Saúde, Dyego Brito, destacou a relevância do emprego dessa nova técnica. "O HU-UFMA/Ebserh/MEC vem buscando a melhoria contínua dos seus processos assistenciais, através da incorporação de novas tecnologias na área da saúde que proporcionem qualidade e segurança aos usuários do SUS, além de garantir um melhor aprendizado no campo de prática, utilizando equipamentos de ponta. O emprego dessa nova técnica é um ganho tanto para a assistência quanto para o ensino dentro de nossa instituição".
O paciente submetido ao tratamento pela nova técnica foi um homem de 44 anos que tinha uma malformação arteriovenosa cerebral em topografia cerebelar. A cirurgia ocorreu sem complicações e intercorrências, sendo considerada um sucesso pela equipe do hospital. Ela foi conduzida pelo especialista em neurocirurgia vascular, Alan Hass, juntamente com os neurocirurgiões Kassandra Nunes e Sabback Tomé; os anestesistas Paulo Cortez e Carlos Eduardo Leite; a enfermeira Tássia Cuba; os técnicos de enfermagem Albanice Nojosa, Lucas Chagas, Rosimary Correia e Fabiana Bezerra; e o técnico especialista do equipamento Leandro Sartori.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh/MEC desde 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh/MEC atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do HU-UFMA/Ebserh/MEC