Notícias
Infraestrutura
Ebserh/MEC investe mais de R$ 427 mil em novas instalações de ensino no Hospital de Clínicas de Uberaba (MG)
Uberaba (MG) – O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh/MEC, concluiu, no mês de maio, a reforma e a readequação de espaços destinados ao ensino. A iniciativa faz parte de um projeto da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para os hospitais da rede. No HC-UFTM/Ebserh/MEC, foram investidos R$ 427,6 mil em equipamentos, manutenções e recuperações pelo o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), também gerido pela Ebserh/MEC.
Com o recurso, foram reformados ou reequipados quatro auditórios, oito salas de aula, estudos e reuniões, cinco salas de conforto para residentes em plantão e dez de repouso para profissionais. Nos auditórios, houve a recuperação de carteiras, troca da iluminação, pintura, climatização, substituição de cortinas e vidros danificados, instalação de corrimões, iluminação de emergência e substituição dos antigos carpetes por piso. Também houve investimento em equipamento audiovisual e padrões elétricos adicionais.
A compra de mobiliário para uso em atividades de ensino e pesquisa, por sua vez, incluiu televisores, telas de projeção retráteis, lousas de vidro, cadeiras de estudo e para reuniões e mesas para professores. Para as salas de conforto e descanso, foram adquiridos novos beliches, colchões, roupeiros, refrigeradores e aparelhos de ar condicionado.
Na avaliação da superintendente do HC, Ana Lúcia de Assis Simões, esse projeto significa um investimento na política de valorização do ensino nos hospitais da Rede Ebserh/MEC, criando melhores condições de estudo para os alunos e de trabalho para os professores. “Isso contribui para a missão do HC em oferecer formação profissional de excelência para os alunos e residentes”, sintetiza.
O gerente de Ensino e Pesquisa, Jair Sindra Virtuoso Júnior, complementa que a modernização dos auditórios aprimora a função do HC-UFTM/Ebserh/MEC como centro de excelência em educação na área da saúde, fornecendo à comunidade acadêmica espaços didáticos de elevada qualidade.
Já a gerente administrativa, Heloisa Shih, acrescenta que a adequação dos espaços de ensino tem como objetivo criar ambientes de estudo mais agradáveis e acolhedores, com estrutura confortável e segura. “A troca do mobiliário nas salas de descanso dos residentes, por sua vez, visa a proporcionar maior bem-estar durante os plantões”, pontua.
Sobre a Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh/MEC desde 2013. Criada em 2011, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh/MEC atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do HC-UFTM/Ebserh/MEC