Notícias
COOPERAÇÃO EM SAÚDE
Mutirões de consultas pediátricas e de cirurgias ginecológicas marcam o fim de semana no Huab
Rio de Janeiro (RJ) - Em alusão ao Março Azul, campanha internacional de prevenção ao câncer colorretal, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no dia 25 de março, um mutirão de exames de colonoscopia com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico de lesões precursoras do câncer de intestino. A ação, organizada pelo Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, envolveu uma força-tarefa de profissionais e quadruplicou o número habitual de atendimentos no setor.
Segundo Yolanda Tolentino, chefe do setor responsável, a campanha tem como foco alertar a população sobre a importância do rastreamento e da prevenção do câncer de intestino. “A colonoscopia é um exame endoscópico que examina todo o intestino grosso e parte do intestino delgado. Está indicada para toda a população a partir dos 45 anos, com o objetivo de encontrar lesões, como pólipos ou lesões planas, que podem ser precursoras do câncer”, explicou. Quando identificadas precocemente, essas alterações podem ser removidas durante o próprio exame. Para garantir a eficácia do procedimento, é essencial que o paciente siga corretamente as orientações de preparo, garantindo a limpeza adequada do intestino.
O mutirão mobilizou seis técnicos de enfermagem, duas enfermeiras, três residentes médicos e seis profissionais da equipe de staff da endoscopia. Catorze pacientes participaram da ação, sendo a maioria encaminhada por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) ou por interconsultas internas do próprio hospital. Três desses pacientes realizaram o exame no centro cirúrgico, com acompanhamento de médico anestesista, devido ao risco cardiovascular elevado.
Durante a ação, acompanhantes também destacaram a importância da iniciativa. Para Lucimar da Silveira de Souza, esposa de um dos pacientes atendidos, o mutirão representa um avanço no cuidado com a saúde da população. “Acho que o tratamento aqui é de excelência. Nunca tive dificuldade para atendimento. Se todo órgão público fizesse esse tipo de mutirão, o tratamento precoce das doenças seria muito mais eficaz”, afirmou.
Gleidson Alves, que acompanhava o marido, também elogiou o serviço. “Acho bom, porque ele se trata aqui há muitos anos e sempre consegue os atendimentos. É muito bom para ele”, contou.
A colonoscopia é uma das principais estratégias para o diagnóstico precoce do câncer colorretal, segundo tipo de câncer mais frequente entre homens e mulheres no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma. O HUGG reforça, com essa ação, seu compromisso com a promoção da saúde e a prevenção de doenças, pilares que orientam a atuação da Rede Ebserh nos hospitais universitários federais em todo o país.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Monteiro
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh