Notícias
EBSERH EM AÇÃO
Mutirão de consultas ambulatoriais de Coloproctologia no HU-Unifap reduz fila de espera no SUS
Macapá (AP) – Na última semana de março, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Rede Ebserh, realizou o mutirão de consultas ambulatoriais de coloproctologia, beneficiando 29 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que estavam na lista de espera. Na ocasião, 10 pacientes foram encaminhados para exames de colonoscopias.
A iniciativa é uma das ações que integram o Ebserh em Ação, contando com a participação de médico coloproctologista, equipe de enfermagem e apoio administrativo. “Foram realizadas triagem dos pacientes, consulta e, de acordo com as necessidades de cada paciente, os encaminhamentos para seguimento de consultas, exames e procedimentos”, destacou a chefe da Unidade de Ambulatório, Deize Pontes.
O médico coloproctologia do HU-Unifap, Patrick Medrado, ressalta a importância das consultas de coloproctologia, pois há incidência de casos de hemorroidas, de fissuras e fistula anal. “No estado, temos 4 médicos dessa área. Então, temos que falar de saúde do colo, do canal anal, temos que levar conhecimento às pessoas para que elas possam procurar o médico correto, porque a desinformação leva ao erro da procura do médico, aumentando o recurso da saúde pública e o recurso do próprio paciente”, frisou.
De acordo com o Medrado, foi realizada a coleta de anamnese dos pacientes para avaliar a presença de sangramento, queixas ou alterações do hábito intestinal, diarreia, constipação, sintomas importantes para entender as doenças proctológicas. Após a anamnese, os pacientes foram avaliados para determinar aqueles que mais necessitavam de atenção e se enquadravam no perfil das doenças em questão. Em seguida, foram solicitados exames a serem realizados.
“Essa ação colabora para o fortalecimento da atenção à saúde, visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde de modo a garantir o diagnóstico e conduta terapêutica com maior agilidade” finalizou, Deize Pontes.
Saiba mais
O projeto “Ebserh em Ação: Mais Especialistas (PMAE)”, implementado em todos os Hospitais Universitários Federais da estatal, contribui para a redução da fila de espera cirúrgica e melhoria de qualidade de vida da população atendida. O PMAE é uma iniciativa que visa qualificar e expandir o cuidado, permitindo que os pacientes tenham acesso mais eficiente às consultas e exames especializados.
Como marcar a primeira consulta?
As consultas são referenciadas, agendadas por meio do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), pela Secretaria Estadual de Saúde. O usuário deve realizar uma primeira consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e receber um encaminhamento para médico especialista do HU-Unifap. Após isso, deve levar seu encaminhamento ao Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão - SIAC/Super Fácil, acompanhado de documento de identificação com foto, cartão SUS e comprovante de residência. No Super Fácil, deve solicitar Unidade de preferência para atendimento HU-Unifap; atualizar seus dados e número de contato no cadastro do Cartão SUS; e, assim que a Regulação Estadual autorizar a consulta, a Central de Atendimento do HU entrará em contato informando data e horário da consulta. Para saber mais, clique aqui.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Neurizete Duarte, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh