Notícias
EBSERH EM AÇÃO | MAIOR DA HISTÓRIA
Mutirão “Dia E” realiza 700 atendimentos no HU-UFPI/Ebserh, reduzindo filas do SUS
Teresina (PI) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Ministério da Saúde, realizou neste sábado (13) o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o terceiro “Dia E: Ebserh em Ação” de 2025, foram realizados 54.068 atendimentos, entre consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados, em hospitais universitários de todo o país. No Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh), a mobilização resultou em 293 consultas, 306 exames especializados e 101 cirurgias, beneficiando centenas de pacientes e contribuindo para a redução das filas de espera.
O médico oftalmologista e cirurgião de catarata do HU-UFPI/Ebserh, Ednaldo Rocha, destacou a programação intensa de atendimentos na unidade. “Estavam previstos dez exames de mapeamento de retina pela manhã e, no período da tarde, quatro cirurgias de catarata por meio da técnica de facoemulsificações”, explicou. Entre os pacientes atendidos estava Benedito da Costa Carvalho, de 60 anos, diabético há cerca de dez anos. Segundo o médico, o paciente utiliza insulina há dois anos e mantém acompanhamento regular com endocrinologista. “O diabetes, quando não acompanhado adequadamente, pode provocar alterações importantes na retina ao longo do tempo, levando à piora progressiva da visão. Por isso, o acompanhamento oftalmológico periódico é fundamental”, alertou.
O superintendente do HU-UFPI/Ebserh, André Gonçalves, ressaltou a importância do Dia E como estratégia de ampliação do acesso da população aos serviços de saúde. “Em todo o Brasil, o Dia E representa um esforço concentrado da Rede Ebserh para ampliar o volume de atendimentos, especialmente nas áreas mais deficitárias”, disse.
Segundo ele, no HU-UFPI houve ampla mobilização das equipes. “Conseguimos atender 700 pacientes em procedimentos cirúrgicos, consultas médicas e procedimentos ginecológicos, endoscópicos, entre outros. Tudo o que o hospital sabe fazer de melhor está sendo oferecido à população”, destacou. André Gonçalves enfatizou que a iniciativa contribui diretamente para a redução do tempo de espera. “A população só tem a ganhar com essa diminuição nas filas. E, se depender do Hospital Universitário, realizaremos outros momentos como este, para garantir a resposta que a população precisa”, concluiu.
Maior mutirão da história do SUS
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que quase 5 mil profissionais da saúde e residentes da Rede Ebserh atuaram no mutirão em todo o país. “É uma determinação do presidente Lula cuidar das pessoas e reduzir o tempo de espera por procedimentos como cirurgias. Isso faz parte do compromisso do governo com a população”, afirmou.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, classificou a iniciativa como o maior mutirão da história do SUS. “Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo programa Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e capacidade de mobilização”, destacou.
De acordo com o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a ação reforça o compromisso da rede com o acesso e a formação profissional. “Foi mais uma oportunidade de garantir atendimento às pessoas que aguardam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, aprimorar a formação dos nossos estudantes e profissionais. Somos hospitais universitários com compromisso com o SUS e com o ensino”, afirmou.
Ebserh em Ação
A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do Governo Federal que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro –, foram realizados 46.754 atendimentos. Com esta de dezembro, a estatal ultrapassou, assim, a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.
Sobre o HU-UFPI
O HU-UFPI faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh