Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO | MAIOR DA HISTÓRIA
Mutirão “Dia E” deste sábado (13) realizou mais de 500 atendimentos no HU-Univasf, reduzindo filas do SUS
Petrolina (PE) – Meta mais uma vez ultrapassada! A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde realizaram, neste sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No terceiro “Dia E: Ebserh em Ação” de 2025, foram 54.068 consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados em um único dia nos hospitais. O HU-Univasf realizou 462 consultas, 86 exames e 16 cirurgias, com a mobilização de 49 profissionais de saúde e 98 estudantes.
A paciente Taires Queiroz conseguiu ter a consulta na especialidade de neurocirurgia adiantada: "Sofri um acidente de moto recentemente, estava aguardando há um tempo pela consulta. Para mim é muito bom ser atendida mais rápido, assim fico tranquila com minha saúde", relata. Entre os pacientes atendidos pela equipe de dermatologia, está Ronaldo José Ribeiro: "Estou fazendo parte deste mutirão para um averiguação da saúde da minha pele, dadas as altas temperaturas que temos aqui na região. É de grande valia essa iniciativa para todos que compareceram, pois podemos prevenir o câncer de pele", afirma.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que quase 5 mil profissionais da saúde e residentes da Ebserh atuaram no mutirão. “É determinação do presidente Lula: ele sempre tem nos ensinado a cuidar das pessoas, e reduzir o tempo de espera delas para fazer uma cirurgia, por exemplo, é parte deste compromisso”.
Padilha considerou este o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. “Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde.
Segundo Arthur Chioro, presidente da estatal, “foi mais uma oportunidade de garantia de acesso às pessoas que esperam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, de aprimoramento dos nossos estudantes e profissionais, afinal de contas, somos hospitais universitários e temos compromisso com o SUS e com o ensino”.
Para o superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, "notamos uma evolução ao longo das três edições realizadas nesse ano, quando nós partimos de 62 atendimentos na primeira edição e agora pudemos ofertar um quantitativo consideravelmente maior, culminando em um ano muito produtivo".
Ebserh em Ação
A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do Governo Federal que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro -, foram realizados 46.754 atendimentos. Com esta de dezembro, a estatal ultrapassou, assim, a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Danielle Campos e Mateus Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh