Notícias
ENARE 2025 – 2ª etapa
Ebserh divulga resultado preliminar da análise curricular do Enare 2025
Esta 5ª edição do Enare atraiu mais de 89 mil de inscritos de todo o Brasil, o maior número de candidatos desde a sua implantação, em 2020.Imagem: Arquivo Ebserh
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou nesta terça-feira (09) o resultado preliminar do Exame Nacional de Residência (Enare) 2025. O processo seletivo, cujas provas foram realizadas no último mês de outubro, oferece 4.874 vagas de Residência Médica, 3.846 vagas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, totalizando 8.720 oportunidades em 163 instituições de todo o país.
A divulgação do resultado preliminar marca uma das etapas mais aguardadas pelos candidatos, que poderão consultar individualmente seu resultado na Análise Curricular através do endereço eletrônico https://enare.ebserh.gov.br no link Consulta Individual - Análise Curricular. Agora, eles têm até as 23h59h do dia 10 de janeiro para interpor recursos. Os interessados precisam protocolar a interposição em formulário próprio, disponível no site da Ebserh para formalizar suas solicitações.
O Exame Nacional de Residência (Enare) é realizado anualmente pela Ebserh com o objetivo de selecionar profissionais da saúde para programas de residência em diversas áreas. Neste ano, a prova, aplicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) contou com questões objetivas e discursivas, além de análise de títulos.
Esta 5ª edição do Enare atraiu mais de 89 mil de inscritos de todo o Brasil, o maior número de candidatos desde a sua implantação, em 2020. O Exame é um dos principais processos seletivos para profissionais da saúde em formação no país, consolidando-se como um dos mais concorridos do Brasil.
O que é o Enare
O Enare é uma avaliação anual realizada pela Ebserh, com o objetivo de aumentar a oferta de vagas nacionais para residências nas áreas médica, multi e uniprofissional, otimizando o processo de seleção e oferecendo benefícios para os candidatos, que podem participar independentemente de localização geográfica ou condições financeiras.
O processo seletivo tem um sistema de classificação semelhante ao Enem/Sisu, em que o participante escolhe onde pretende realizar a residência. O exame teve sua primeira edição em 2020, quando registrou 4.169 inscritos disputando 302 vagas em dez instituições participantes. As instituições parceiras, públicas e privadas sem fins lucrativos, previamente autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e devem ter fonte financiadora garantida para custear as bolsas dos residentes.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh