Notícias
TRANSPARÊNCIA
Ebserh é responsável por mais de 70% dos elogios registrados em ouvidorias do executivo federal
Trabalho em rede foi um dos fatores que contribuiu para os resultados positivos da Ebserh no levantamento da Controladoria Geral da União. Imagem ilustrativa: envato
Brasília (DF) – Nove hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estão entre os dez órgãos do poder executivo federal que mais recebem elogios dos usuários. Os dados são do "Painel Resolveu?" da Controladoria Geral da União (CGU). As unidades e a sede da estatal possuem ainda os índices de 100% de demandas respondidas dentro do prazo e 97,25% de resolutividade.
O levantamento da CGU foi feito com uma base total de mais de um milhão de manifestações de 330 órgãos do executivo federal com ouvidorias ativas. Deste montante, a Ebserh recebeu quase 58 mil manifestações. O período de cadastro das informações compreende 1º de janeiro de 2024 até 6 de janeiro deste ano.
Análise
Do total de 19.081 elogios, 13.820 são destinados a unidades da Ebserh, fazendo com que a empresa seja responsável por 72% das manifestações deste tipo no painel da CGU.
Ao ampliar a análise, verifica-se que 18 hospitais da empresa estão entre os 20 órgãos mais elogiados e 25 entre os 30 com mais manifestações deste tipo. Quando se considera 10% de todo o ranking – 33 participantes –, a Ebserh figura com 81% deste número, 27 unidades.
Essas quantidades contribuem para que o assunto “agradecimento aos profissionais de saúde” seja o primeiro do ranking de elogios. O cuidado aos pacientes é responsável ainda por três dos cinco subassuntos com mais respostas favoráveis.
Conforme o apontamento da CGU, o índice de satisfação média total é de 35,85%. Ao considerar apenas os hospitais e a sede da Ebserh, a reação positiva dos usuários é de 65,43%.
Para o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Henrique de Souza Rezende, os números representam o comprometimento da gestão da empresa com a transparência pública, a satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualidade do Ensino. “Esses resultados estão em consonância com o Planejamento Estratégico da Ebserh 2024-2028 – que têm como base os valores Integridade e Transparência – fortalecem o propósito Saúde, Ensino, Pesquisa e Inovação a Serviço da Vida e do SUS e convergem para o alcance da visão da Ebserh de consolidação como uma rede de hospitais universitários de excelência para o SUS. Todos esses indicadores positivos foram possíveis de serem alcançados, em grande medida, pelo trabalho realizado em rede, que cada vez mais reverbera em grandes resultados para a Ebserh”, explicou.
Outros apontamentos
A CGU possui ainda o Painel Lei de Acesso à Informação. Nele, dois hospitais da Ebserh aparecem entre dez os órgãos com menor tempo médio de resposta e, entre as maiores médias de satisfação, são três.
Dentre os indicadores do Painel LAI, está o Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão, no qual a Rede Ebserh figura com um prazo médio de resposta de 7,9 dias, enquanto o do Executivo Federal é de 13,56.
O painel também tem como um dos itens a transparência ativa, no qual são monitorados 49 itens de publicação obrigatória nos portais oficiais dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Nesta avaliação, a Rede Ebserh possui 98,69% dos itens cumpridos, enquanto todo o Executivo Federal, 88,1%.

Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh