Notícias

CURSO

Maternidade da Rede Ebserh/MEC em Natal (RN) terá especialização com foco na detecção de câncer de colo do útero

Curso conta com 30 vagas e o objetivo é formar profissionais qualificados em Citologia Ginecológica Oncótica
Publicado em 09/06/2021 14h18
09062021 especialização mejc.jpg

Este é o primeiro curso de especialização a ser ofertado pela instituição

Natal (RN) – A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), vinculada à Rede Ebserh/MEC, aprovou junto a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPg) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o curso de Especialização em Citologia Ginecológica Oncótica. A iniciativa está vinculada ao Mestrado Acadêmico em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher (PPGCASM), sediado na MEJC, e tem o objetivo de formar profissionais qualificados para analisar as células com pré-disposição no desenvolvimento do câncer de colo uterino.

A especialização com previsão de início em setembro, conta com 30 vagas, está estruturada em uma matriz curricular dividida em 18 módulos, com uma carga horária total de 360h e é direcionado para médicos, farmacêuticos, biomédicos e residentes em ginecologia e obstetrícia.

“O curso de especialização é um compromisso institucional que intensifica a saúde da mulher como estratégia, proporcionando a consolidação e o fortalecimento deste tema através do investimento na formação de profissionais capacitados”, explica o superintendente da MEJC, Luiz Murillo Lopes de Britto.

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Como forma de melhor organizar a demanda de interesse na especialização, a coordenação do curso disponibilizou um pré-cadastro. Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Ensino e Pesquisa da MEJC, pelo e-mail: gestaopesquisa.mejc@ebserh.gov.br ou pelo telefone (84) 3215-5818.

Sobre a Rede Ebserh

A MEJC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país

Com informações da MEJC-UFRN/Ebserh/MEC