Galeria de Imagens
Enare/Enamed
Locais de provas do Enare podem ser consultados a partir de hoje, 13
Brasília (DF) – O local de aplicação das provas objetivas do Exame Nacional de Residência (Enare) podem ser consultadas desde essa segunda-feira, 13, pelo site https://fgv-enare.web.app/. A aplicação ocorrerá no próximo domingo, 19 de outubro, em 225 municípios brasileiros para as residências médicas de acesso direto e em 60 cidades para as demais. No dia dos exames, os portões serão abertos às 12h e fecharão 30 minutos antes do início das avaliações, no horário de Brasília. As provas têm início 13h30 e os inscritos terão 5 horas para a realização.
O exame é coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e acontecerá junto com Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
São mais 96 mil participantes do Enamed e, considerando a residência médica e a residência multi e uniprofissional, mais de 138 mil do Enare com inscrição confirmada para a edição de 2025. A edição do exame de residência de 2025/2026 conta com a participação de 235 instituições, com mais de 11 mil vagas dentre 3.877 programas ofertados.
No Enare, para os mais de 80 mil candidatos de residência médica de acesso direto, a aplicação da prova é de responsabilidade do Inep. Já a FGV é responsável pela aplicação para mais de 7 mil candidatos das residências médicas que exigem pré-requisito, e mais de 51 mil candidatos das residências multi e uniprofissional.
A avaliação do Enamed (acesso direto Enare) e da residência multi e uniprofisisonal será composta por 100 questões de múltipla escolha cada, baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) referentes à graduação da área. Enquanto isso, as provas para a residência médica, que exigem pré-requisito, serão compostas por 80 questões de múltipla escolha que abordarão as competências presentes nas matrizes de competências dos programas de pré-requisito.
Para o dia da prova, os participantes do Enare deverão apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação. Veja anexo outras dicas.
Confira mais informações nos respectivos editais abaixo.
Editais:
Sobre o Enare
O Exame Nacional de Residência é um processo seletivo realizado pela Ebserh em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para candidatos que tem interesse em ingressar em Programas de Residência Médica e de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde. O objetivo é democratizar acesso às áreas de residência médica e otimizar a ocupação de vagas.
Uma novidade desta edição é a integração do Enare com o Enamed. O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica trata-se de exame obrigatório para todos os concluintes do curso de medicina e pode substituir o Enare para os programas de residência médica de acesso direto.
Profissionais médicos já formados podem se inscrever no Enamed caso tenham interesse em utilizar os resultados no Enare para as especialidades médicas de acesso direto. Para isso, é necessário se inscrever no Exame Nacional de Residência e pagar uma taxa de inscrição, exceto para casos de isenções previstos no edital do candidato.
Clique aqui para saber mais.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh