Notícias
MUTIRÃO
No mês de combate ao câncer de mama, Hupes-UFBA amplia número de mastectomias
Salvador (BA) – Nos dias 12 e 25 de outubro, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) realizará 12 mastectomias – cirurgia de retirada das mamas – como parte do projeto Ebserh em Ação, iniciativa integrada entre a estatal e o Ministério da Saúde que busca agilizar o acesso de pacientes aos serviços médicos especializados e reduzir o tempo de espera da fila do SUS. O número é seis vezes maior do que o volume realizado mensalmente pela unidade hospitalar. Também serão oferecidos 54 ultrassons de mama e 24 mamografias. Todos os atendimentos para o mutirão já foram agendados para pacientes que aguardavam pelos procedimentos na lista de espera da instituição.
A definição pela realização das mastectomias partiu de uma análise conjunta entre as equipes assistenciais e de gestão. Segundo chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do Hupes-UFBA, Rodrigo Pimentel, no contexto da campanha Outubro Rosa, essa escolha, além de reforçar a importância do diagnóstico precoce, materializa o acesso ao tratamento, garantindo que mulheres que já enfrentam a doença tenham sua linha de cuidado efetivada de forma célere, segura e acolhedora.
“O foco será a realização de procedimentos cirúrgicos com acompanhamento multiprofissional no pré e pós-operatório. Além disso, a ação será integrada a atendimentos de enfermagem, equipe multiprofissional e suporte psicossocial, garantindo um cuidado abrangente e humanizado”, disse Rodrigo.
Além da mobilização para prevenção, a iniciativa representa uma ação concreta de ampliação do acesso ao tratamento cirúrgico das mamas no SUS. “Isso reafirma o compromisso institucional do Hupes-UFBA e da Ebserh em integrar assistência de alta complexidade com políticas públicas de saúde, contribuindo para reduzir filas cirúrgicas, fortalecer a rede e dar visibilidade, especialmente, à luta contra o câncer de mama, que é uma das principais causas de mortalidade feminina no país”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh