Galeria de Imagens
CAPACITAÇÃO
Ebserh disponibiliza vagas de aprimoramento em 22 hospitais universitários para o Projeto Mais Médicos Especialistas
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participa nesta sexta (10) e sábado (11), em Campinas (SP), da solenidade nacional de acolhimento dos médicos do “Projeto Mais Médicos Especialistas” (PMM-E), um dos eixos estruturantes do “Programa Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde. O evento marca o início das atividades presenciais de aprimoramento teórica e prática dos novos médicos especialistas que atuarão em regiões prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
O aprimoramento do PMM-E tem duração de seis a 12 meses, a depender da especialidade, com bolsas para aprimorandos e mentores. A Ebserh atua como instituição formadora, ao garantir participação dos hospitais e médicos da Rede com expertise para o aprimoramento dos participantes.
Neste primeiro ciclo, nove hospitais gerenciados pela estatal receberão 92 aprimorandos: HUJBB (CHU-UFPA), HU-Unifap, HU-UFPI, HUWC (CH-UFC), Huol-UFRN, HUPAA-Ufal, HU-UFS, Huap-UFF e Husm-UFSM. Além desses, também oferecem vagas: HC-UFMG, HC-UFPE, HC-UFU, HE-UFPel, HUB-UnB, Hucam-Ufes, HUJM-UFMT, HUL-UFS, HULW-UFPB, HU-UFGD, HU-UFMA, HU-UFSC e MEJC-UFRN.
“O programa ‘Agora Tem Especialistas’ é uma política de Estado fundamental para a melhoria da atenção especializada no SUS. A Ebserh reafirma seu compromisso com as políticas públicas definidas pelo Ministério da Saúde e sua parceria na execução dessas ações”, pontuou José Santana, assessor da presidência da Ebserh. E complementou: “É essencial para aprimorar a qualidade do atendimento nas especialidades selecionadas, fortalecer a formação dos profissionais e ampliar a capacidade dos serviços em atender a população brasileira, reduzindo o tempo de espera para atendimento em áreas de maior demanda”.
Cooperação com o Ministério da Saúde
O encontro de acolhida é realizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), responsável pelo PMME, e reúne representantes de instituições parceiras, como a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
A programação inclui mesas-redondas, painéis temáticos e atividades formativas voltadas à inovação na formação em serviço, à redução das filas de espera e ao protagonismo dos especialistas no cuidado integral. A Ebserh participa em diferentes momentos, compartilhando experiências em educação permanente e de gestão hospitalar no SUS.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh