Notícias

Evento

Inscrições estão abertas para o I Simpósio de Simulação Clínica do HC-UFPE/Ebserh/MEC

Objetivo do evento é divulgar a utilização dessa técnica como metodologia ativa de ensino-aprendizagem
Publicado em 10/06/2021 16h39
10062021 evento simulação hc-ufpe.jpg

O Simpósio é aberto ao público, tendo como foco alunos, professores e profissionais da área da saúde

Recife (PE) – Estão abertas as inscrições para o I Simpósio de Simulação Clínica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), unidade vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), que ocorrerá no próximo dia 16 de junho, das 13h às 21h, de maneira virtual. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até a data do evento (16). O Simpósio é aberto ao público, tendo como foco alunos, professores e profissionais da área da saúde.  Haverá emissão de certificado.

“O Simpósio tem como propósito divulgar a utilização da Simulação como metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Serão realizadas mesas-redondas interdisciplinares, transmitidas de forma on-line, com palestrantes especialistas que compartilharão suas vivências e evidências sobre Simulação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, atenção à saúde e inovação”, afirma a chefe da Unidade de Simulação do HC-UFPE/Ebserh, Giselle Paiva.

O "Uso de simuladores para treinamento das habilidades em cirurgia" e a "Inovação e Tecnologia em Simulação e Saúde" serão alguns dos eixos temáticos abordados durante o evento. A mesa de abertura terá como tema a “Simulação clínica interprofissional na Unidade de Terapia Intensiva Adulta”, que será das 13h10 às 14h20, com a participação da chefe do Núcleo de Pós-cuidados Intensivos, Renata Beltrão, e da enfermeira diarista da UTI adulto, Juliana Costa, ambas do HC-UFPE/Ebserh/MEC, além da participação da gerente do Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein, Joyce Barreto.

Confira a programação completa do encontro.

Sobre a Rede Ebserh

O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh/MEC atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Com informações do HC-UFPE/Ebserh/MEC