Galeria de Imagens
MAIS ESPECIALISTAS
Hupes-UFBA realiza mutirões para acelerar a fila de espera
Salvador (BA) – Em uma força-tarefa que mobilizou mais de 170 profissionais, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) realizou mais uma etapa do projeto Ebserh em Ação, estratégia integrada entre a Ebserh, por meio do Ministério da Educação, e o Ministério da Saúde que busca agilizar o acesso de pacientes aos serviços médicos especializados e reduzir o tempo de espera da fila do SUS. Ao todo, 3.802 exames e consultas foram oferecidos fora da rotina regular da unidade.
Na última quinta-feira (20), feriado nacional do Dia da Consciência Negra, foram realizadas 15 cirurgias oftalmológicas no hospital-dia, além de cinco procedimentos de cateterismo cardíaco e três biópsias hepáticas na hemodinâmica. Já no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, aconteceram 94 exames de imagem, 3.628 exames laboratoriais e 43 consultas, além de 14 procedimentos cirúrgicos.
De acordo com a enfermeira da Gerência de Atenção à Saúde do Hupes-UFBA, Amanda Oliveira Sarmento, considerando que se trata de uma ação realizada em dias atípicos, o volume adicional de cirurgias, exames e consultas representa um incremento em torno de 30 a 35% na produção mensal, com meta projetada para alcançar 40%.
“Esse reforço assistencial ampliou de forma significativa o acesso da população às cirurgias, exames diagnósticos e consultas especializadas, contribuindo para a redução das filas e para o avanço na produção assistencial do hospital. A iniciativa reafirma o compromisso institucional com a melhoria contínua da oferta de serviços e com a resposta efetiva às demandas do SUS”, afirmou.
As equipes assistenciais foram organizadas por meio de escalas, definidas conforme a demanda de cada setor, assegurando que o aumento do volume de atendimentos ocorresse garantindo a qualidade da assistência e a segurança de pacientes. “Cada equipe foi estruturada para atuar de forma integrada, mantendo os fluxos assistenciais e os protocolos institucionais”, disse.
Ao todo, o “Ebserh em Ação” mobiliou, nos dois dias de mutirão, 177 profissionais de nível superior e técnico, residentes e internos(as) do curso de medicina da UFBA. “O projeto é importante porque aumenta rapidamente a oferta de consultas, exames e cirurgias, ajudando a reduzir a fila do SUS nas especialidades atendidas. Ao concentrar equipes e otimizar a estrutura do hospital, a iniciativa consegue atender um número maior de pessoas em menos tempo”, afirmou Amanda.
Ainda segundo ela, para a população baiana atendida pelo Hupes-UFBA, “isso significa acesso mais rápido ao diagnóstico e ao tratamento, diminuição da espera por procedimentos essenciais e maior resolutividade do cuidado, impactando diretamente a saúde e a qualidade de vida dos pacientes”.
Sobre a Ebserh
Desde 2013, o Hupes-UFBA é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh