Notícias
EBSERH EM AÇÂO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Hupes-UFBA realiza 24 cirurgias oftalmológicas e reduz filas de espera no SUS
Salvador (BA) – O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, na última quarta-feira (2), 24 cirurgias de catarata. No dia em que é celebrada a Independência da Bahia, oftalmologistas, médicos residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipes de apoio participaram de uma ação integrada ao programa Ebserh em Ação.
Cerca de 24 pacientes que aguardavam na fila para realização do procedimento foram operados com sucesso. Um deles foi o Antônio Santos, que estava há mais de 6 meses à espera. “É a segunda cirurgia desse tipo que realizo. Estava aguardando pelo procedimento e com esse mutirão eles me ligaram e disseram que seria possível operar”, disse.
Para a chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Vanessa Pontes, o mutirão representou um verdadeiro “resgate da dignidade e da autonomia das pessoas”, disse, completando que se trata de uma cirurgia que muitas vezes é inacessível para boa parte da população. “São pacientes que já não conseguem ler, cozinhar, cuidar da casa ou simplesmente sair sozinhos por medo de quedas”, pontuou.
A técnica utilizada para tratar esses pacientes com catarata foi a facoemulsificação com implante de lente intraocular. “Esse procedimento, minimamente invasivo, utiliza tecnologia de para fragmentar o cristalino opaco e removê-lo, substituindo-o por uma lente artificial de alta qualidade, que devolve ao paciente uma visão clara e melhor do que antes do surgimento da catarata”, explicou.
Para o preceptor de Oftalmologia da UFBA, o oftalmologista Murilo Barreto Souza, trata-se de uma ação assistencial e educacional. “O objetivo é diminuir a fila de pacientes esperando pela cirurgia de catarata em nosso HU, que como hospital de alta complexidade, tem a característica recebe pacientes de alta complexidade, que teriam dificuldade de operar em outro lugar, o que acaba fazendo com o que nossa fila seja maior do que gostaríamos. Além disso, esse mutirão tem uma característica educacional, já que contamos com o apoio de residentes, o que contribui com a formação de novos especialistas”, disse.
Parceria
Ebserh em Ação - Agora Tem Especialistas – Da Consulta ao Tratamento é uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Ebserh. Seu objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas do SUS, por meio da ampliação do acesso a atendimentos especializados. A ação está alinhada às diretrizes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e tem como meta aumentar em até 40% o número de atendimentos realizados nos hospitais universitários federais (HUFs).
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Geovana Oliveira, Andreia Pires e Luna Normand
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh