Notícias
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
HU-UFPI realizou 302 atendimentos durante o mutirão do Dia E
Teresina (PI) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no sábado (5), 302 atendimentos durante o ‘Dia E’. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a oferta simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, nas cinco regiões do Brasil.
Nesta ocasião, o HU-UFPI promoveu cirurgias oftalmológicas (10), ortopédicas (4), gerais (16), urológicas (3) e de implante de marcapasso (5), além de cateterismos diagnósticos (5), angioplastias (6) e exames de ecodopplercardiograma (31), mamografia (21), densitometria óssea (13), colposcopia (12), histeroscopia diagnóstica (29), endoscopia (30), colonoscopia (16) e espirometria (19). Também foram feitas inserções de dispositivo intrauterino (DIU) hormonal (13), pequenas cirurgias dermatológicas (13) e consultas especializadas nas áreas de cardiologia (26), psicologia para pacientes oncológicos (11), nutrição (2), estomaterapia (2) e cirurgia vascular (15).
Presente no mutirão do HU-UFPI, o coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica da Ebserh, Felipe Roitberg, destacou que a iniciativa contribui significativamente para o fortalecimento do diagnóstico e do tratamento oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Por meio dos seus 45 Hospitais Universitários Federais, a Ebserh tem se empenhado, junto com o Governo Federal, para reduzir as filas de espera em todo o Brasil”, afirmou. Dentro deste contexto, o gestor também ressaltou a importância da atuação do HU-UFPI: “O Hospital Universitário do Piauí dá uma enorme contribuição. São pacientes que aguardavam há meses ou anos, e que hoje poderão voltar para casa com a segurança de um diagnóstico preciso e um tratamento mais assertivo”.
Reforçando essa atuação local, o superintendente do HU-UFPI, André Gonçalves, enfatizou o comprometimento das equipes durante o mutirão, pontuando que os profissionais atuaram com empenho para atender à população nas áreas em que a instituição possui maior expertise. “O evento foi um sucesso, as equipes trabalharam todas muito bem. Tivemos uma taxa de absenteísmo baixíssimo e fizemos mais de 300 procedimentos, o que só mostra a nossa qualidade, a nossa dedicação em cumprir essa missão tão nobre que nos foi dada”, declarou.
O impacto direto dessa iniciativa na vida dos usuários pode ser percebido no relato de quem participou do mutirão. A paciente Patrícia Carvalho contou que estava na fila pelo exame de histeroscopia diagnóstica há mais de um ano e foi surpreendida positivamente ao ser convocada. “Eu não sabia o dia que faria esse exame, ele não é barato. Eu fiquei muito feliz quando recebi a notícia”, contou.
Dia E - Ebserh em Ação e Agora Tem Especialistas
Em toda a Rede Ebserh, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defendeu.
Sobre a Ebserh
O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Geovana Oliveira, Andreia Pires e Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh