Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
HU-UFMA integra mobilização nacional e realiza mais de 3.500 procedimentos
São Luís (MA) – “Sofro há 11 anos com dores crônicas na coluna. Já passei por uma cirurgia e, ao longo desse tempo, fiz duas infiltrações. Hoje fui chamado para realizar mais uma e estou muito feliz, porque isso vai me proporcionar uma melhor qualidade de vida. Tenho certeza de que vai dar certo, porque confio em Deus e nos médicos.” O depoimento é do senhor Glacimar Rodrigues, de 64 anos, um dos pacientes contemplados na terceira edição do Dia E do projeto Ebserh em Ação de 2025, realizada neste sábado, 13, em todos os 45 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inclusive no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA).
Ao todo, foram realizados no HU-UFMA, 3.579 atendimentos, sendo 253 cirurgias, 345 consultas, 2.565 exames laboratoriais e 416 de demais exames diagnósticos. A iniciativa integra o Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, que mobiliza os hospitais universitários com o objetivo de ampliar o acesso da população a procedimentos especializados. Em todo o país, a previsão foi de mais de 52 mil atendimentos. A intensa rotina tomou conta dos centros cirúrgicos, ambulatórios e corredores, configurando o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Odete Gialdi, destacou o empenho de toda a Rede. “É uma iniciativa que fortalece o Sistema Único de Saúde e contribui de forma decisiva para as ações do Governo Federal. É um marco, um sucesso. Vamos encerrar 2025 com quase 100 mil atendimentos realizados em mutirões, revelando a potência da Rede Ebserh e o comprometimento de trabalhadores, residentes, estudantes e gestores. Fechamos o ano com alegria e esperança para o nosso SUS”, afirmou.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, ressaltou que o Dia E reflete o compromisso coletivo da Rede com a assistência à população. “Essa mobilização demonstra a força do trabalho integrado da Ebserh para garantir um acesso mais ágil e seguro aos procedimentos especializados. No HU-UFMA, nossas equipes estavam totalmente engajadas para ampliar o cuidado e contribuir de forma efetiva para a redução das filas no Maranhão”, destacou.
No HU-UFMA, a programação do mutirão contemplou atendimentos em diversas especialidades, reforçando o papel estratégico do hospital na oferta de cuidado especializado e de alta complexidade no estado. As ações foram direcionadas a pacientes que aguardavam na fila de espera e que foram encaminhados pelos sistemas de regulação.
Entre eles, a vendedora Andreyna Bezerra que convivia há mais de um ano com dores causadas por cálculos na vesícula, que se intensificaram após a gravidez. Desde fevereiro, ela aguardava pelo procedimento. “Estou com muita expectativa de que dê tudo certo. Vou me sentir aliviada das dores. Sou muito agradecida pela oportunidade. Agora sou menos uma na fila de espera”, relatou.
Ao longo do dia, a gestão do HU-UFMA recebeu, para acompanhar as atividades, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho; o deputado federal Duarte Júnior; a secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri; o professor emérito da UFMA, Natalino Salgado Filho; e o superintendente estadual do Ministério da Saúde no Maranhão (SEMS/MA), Glinoel Garreto.
Dados nacionais dos últimos Mutirões
Na segunda edição, realizada em 13 de setembro, foram realizados nacionalmente 34.290 procedimentos em pacientes que aguardavam nas filas da regulação. O número de atendimentos superou em 15% a expectativa de 29 mil procedimentos para a ação. Ao todo, foram realizadas 1.666 cirurgias, 4.043 consultas e 28.581 exames e procedimentos.
Esse valor representa um aumento de 175% nos procedimentos realizados na primeira edição do mutirão, em 5 de julho, em que foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais em todo o país.
Dados do Maranhão
No Maranhão, o HU-UFMA realizou o número total de 3.920 exames/procedimentos de imagem e 146 cirurgias na segunda edição, que aconteceu em 13 de setembro; e 2.471 atendimentos na primeira edição do mutirão de 2025, realizado em 05 de julho.
Sobre a EBSERH
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh