Notícias
SONHO REALIZADO
Hospital Universitário de Brasília realiza casamento de paciente internada
Brasília (DF) - Lidiane Regina Viana dos Santos, de 32 anos, internada há aproximadamente um mês na Clínica Médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), viveu um dia de celebração e emoção. Mesmo com a dificuldade de andar e respirar por conta do quadro clínico, ela saiu do quarto para realizar seu grande sonho e se casar, na última sexta-feira, 22. “Toda mulher sonha com isso e hoje é o meu dia. Estou muito feliz e emocionada”, contou ela.
Desde agosto de 2015, Lidiane luta contra o câncer, que iniciou no útero e hoje também atinge o pulmão. A mãe, Divina Viana dos Santos, que acompanha a filha na internação, ajudou a prepara-la para a cerimônia. “Hoje era o dia do casamento civil da Lidiane. No entanto, foi da vontade de Deus que estivéssemos aqui e estamos felizes com essa grande realização”, disse.
A paciente ganhou vestido, arranjo de cabelo, buquê de flores e maquiagem. Enquanto a mãe e as voluntárias do HUB ajudavam a arrumar a noiva, o companheiro, Edgard Bezerra, com quem vive há 19 anos, aguardava emocionado a chegada da futura esposa. “Hoje é um dia de felicidade, porque estamos realizando um sonho que é nosso. Estamos aprendendo a lidar com esta situação difícil, mas a força dela me ajuda a permanecer forte”, declarou ele.
A filha de quatro anos do casal foi uma das damas de honra. Amigos, familiares e colaboradores da instituição lotaram a capela onde foi realizado o casamento religioso. A melhor amiga de Lidiane e madrinha de casamento, Marcela Veras da Silva Menezes, estava ansiosa. “Estou emocionada. Temos nos apegado em Deus para superar este momento, mas a Lidiane tem muita fé e força de vontade para viver”.
A emoção tomou conta de todos os presentes. “Neste dia de alegria, estamos celebrando o amor de quase vinte anos e a linda união deles”, afirmou a madrinha de casamento e irmã do noivo, Sandra do Carmo Bezerra.
O voluntariado na realização do sonho
A cerimônia ocorreu com o apoio de familiares, da Associação de Voluntários do HUB (AVHUB) e de colaboradores do hospital, incluindo médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
O vestido da noiva e das damas de honra, a maquiagem, a decoração e o músico ficaram por conta da associação, que também já realizou batizado e chá de bebê no hospital. “Nos mobilizamos para conseguir organizar tudo em menos de quatro dias”, relatou a voluntária Maria de Lourdes Lima, conhecida como Lurdinha.
O trabalho da associação envolveu em torno de 15 pessoas. “Não somos fábrica de sonho, mas tentamos fazer a vontade dos pacientes”, afirmou a voluntária Márcia Bernardes. Georgina Penna Fernandes falou da importância de atender aos pedidos dos pacientes em estado mais grave. “Satisfazer os desejos e resolver os problemas pendentes deles é importante para aliviar o sofrimento físico e o mental”, disse a voluntária.
As equipes médica e multiprofissional do HUB se encarregaram de planejar os detalhes da cerimônia, como escolha de músicas, cor da decoração e buquê de flores, conforme contaram as residentes em oncologia da Terapia Ocupacional, Mariana Fialho e Maria Luísa Andrade. “A paciente participou de todas as decisões do planejamento da cerimônia. A união da equipe facilitou a realização dessa atividade e foi muito gratificante para todos”.
O superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho, acompanhou a cerimônia. “Promover um casamento dentro do hospital faz parte do processo de humanização e atendimento integral ao paciente”, afirmou o gestor.
Último sonho
O HUB publicou nota, nesta segunda, 25, informando o falecimento da paciente. Veja a íntegra: “É com pesar que informamos que a paciente Lidiane Regina Viana, internada no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) há aproximadamente um mês, morreu na manhã desta segunda-feira (25), vítima de câncer”.
Com informações do HUB