Notícias
MATERNIDADE
Hospital em Maceió (AL) implanta sala exclusiva para parto normal e humanizado
Enfermeiras obstétricas discutem o protocolo da sala de parto normal que entra em funcionamento em julho
O Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA), em Maceió (AL), inaugura em julho o Espaço Bem Nascer, uma enfermaria da maternidade que funcionará exclusivamente como sala de parto normal. No local, a gestante será assistida em todos os momentos da evolução do parto de forma humanizada e segura e poderá, inclusive, escolher em qual posição terá seu bebê.
Funcionando no segundo andar do hospital, a sala de parto do HUPAA vai disponibilizar às gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS) dois leitos; equipamentos necessários para auxiliar o nascimento do bebê; banheiro privativo; espaço e equipamentos para ajudar a gestante na evolução do parto – como bola e escada ling – e a cama de PPP (pré-parto, parto e pós-parto), que é adaptada para que a paciente possa parir deitada, de cócoras ou em outra posição que a deixe mais segura e confortável.
O novo ambiente, que não lembra uma enfermaria de hospital, foi idealizado para que a gestante se sinta mais relaxada nos momentos que antecedem ao parto, mais acolhida, segura e na companhia de uma pessoa de seu convívio familiar.
Segundo explica a coordenadora de enfermagem da Maternidade, Sônia Isabel Cândido, com o funcionamento da sala de parto normal o Centro Obstétrico ficará com espaço disponível para abrir uma segunda sala destinada aos partos por cesariana.
Na semana passada, enfermeiras obstétricas do HUPAA estiveram reunidas para conhecer em detalhes o protocolo de atendimento do Espaço Bem Nascer, que além da estrutura física, terá equipe obstétrica com profissionais exclusivos para atender a mãe e o recém-nascido e comprometidos em estimular o contato imediato mãe-filho e o aleitamento nos primeiros minutos após o bebê nascer.
A sala de parto atende à exigência da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 36/2008) da Anvisa.
Com informações do HUPAA