Notícias
Exame de residência
Hospital Ebserh/MEC em Juiz de Fora retoma programa de transplante de rim na instituição
O serviço foi reiniciado com procedimento entre irmãos
Juiz de Fora (MG) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh/MEC) reiniciou o programa de transplante renal na instituição e, no último dia 20 de novembro, comemorou a realização do primeiro procedimento do tipo após a reativação.
Segundo a professora e médica nefrologista responsável pelo Serviço de Transplante Renal do HU-UFJF, Hélady Sanders, por ser um procedimento complexo e classificado como de alta complexidade pelo SUS, o sucesso da primeira etapa, envolvendo a internação e o transplante, é para ser comemorado. “Isso mostra que o hospital é capaz de se organizar operacionalmente para esse tipo de procedimento”, ressalta a médica.
O Hospital Universitário poderá contribuir para um procedimento de grande demanda, ao qual os serviços de saúde na região e no país não conseguem atender. “Menos de 40% dos pacientes aguardando na fila são transplantados no Brasil. Então existe uma necessidade social de mais opções de acesso ao tratamento. Além disso, somos um hospital de ensino, nossa principal missão é formar pessoas. Ter esse tipo de procedimento é um campo de conhecimento valiosíssimo. Além disso, o serviço de transplante renal é requisito obrigatório para as residências de urologia e nefrologia”, afirmou.
O HU-UFJF/Ebserh montou em 2019 a estrutura para os procedimentos, mas a pandemia adiou o serviço, que começou, efetivamente, com o transplante realizado em novembro deste ano.
O superintendente do hospital, Dimas Araújo, afirmo que a realização do transplante renal coroou o trabalho de uma equipe extremamente qualificada. “Demos mais um passo importante para o oferecimento de uma saúde de qualidade para os usuários do SUS e nos fortalecemos como um hospital de ensino”, elogiou.
Procedimento emocionou paciente e profissionais envolvidos
A paciente receptora do órgão foi Franscieny Calixto, de 42 anos, que recebeu o rim de um doador vivo, seu irmão gêmeo, Franklin Calixto. O doador recebeu alta no 3º dia e, o receptor, no 6º dia do pós-operatório. Ambos seguem em acompanhamento na instituição, visto que, para a pessoa ter o benefício do transplante, é necessário tempo.
Após diagnóstico da doença renal em último estágio, Franscieny e os dois irmãos começaram a realização dos exames de compatibilidade. Ambos eram compatíveis e Franklin foi selecionado como doador. “A equipe do HU sempre nos deixou muito seguros. Tem aquela ansiedade, por ser uma cirurgia muito grande. Mas sempre tivemos muita confiança. A cirurgia foi muito tranquila, e tanto eu quanto meu irmão estamos muito bem. Agora é vida nova, e desejo que os profissionais do HU continuem fazendo esse trabalho para muitos outros doentes renais como eu. A tranquilidade e o respeito que tiveram comigo e minha família foram maravilhosos”, elogiou Franscieny.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-UFJF faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.
Com informações do HU-UFJF/Ebserh/MEC