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Assistência e cuidado

Hospital da Rede Ebserh/MEC em Uberaba reduz a taxa de ocupação em 42% e a espera por internação e exames

Ação foi possível sem diminuir número de atendimentos. Unidade é referência para casos de urgência de 27 municípios
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Publicado em 09/12/2021 11h23 Atualizado em 21/11/2022 15h13
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Resultados foram apresentados em cerimelhorias

Uberaba (MG) – Redução de 42% na taxa de ocupação do Pronto-Socorro (PS) entre agosto e novembro de 2021, sem diminuir a taxa de admissão. Melhorias no tempo de espera por: internação (61,5%); exames de tomografia (75%); ultrassom (62,5%); raios X (50%); e exames laboratoriais (41,6%), no mesmo período.  Esses são alguns dos avanços conquistados pelo Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM/Ebserh/MEC) ao fim da primeira etapa do projeto Lean nas Emergências, executado pela unidade da Rede Ebserh em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês.

Os números foram apresentados em cerimônia aberta ao público em 1º de dezembro e demonstram os efeitos das ferramentas de gestão implantadas após dez oficinas quinzenais, envolvendo toda a área assistencial do Hospital de Clínicas. A instituição é uma das 20 unidades hospitalares brasileiras (entre mais de 610 inscritas) selecionadas para fazer parte do quinto ciclo do projeto Lean. A fase de acompanhamento seguirá pelos próximos 12 meses, com foco na manutenção das melhorias alcançadas.

Para a superintendente do HC-UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, o fim da primeira etapa representa um trabalho realizado com muito empenho e dedicação. “Isso não tem preço, conseguir melhorar essa dinâmica de trabalho, diminuindo a exposição ao estresse físico e psicológico. O Pronto-Socorro do Hospital de Clínicas é referência para casos de urgência de 27 municípios. Precisamos direcionar um olhar atento e humanizado a esse setor”, definiu.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde do Hospital de Clínicas, Andreia Duarte de Resende, o projeto trouxe uma filosofia de trabalho diferente para a instituição, com métodos que potencializam o uso dos recursos humanos e a gestão do tempo. “Implantamos uma otimização de processos, sem aumento de custos. Um trabalho construído a muitas mãos”, explicou.

O chefe do Setor de Projetos Estratégicos em Saúde do HC, Lucas Vieira Fernandes Corrêa, exemplificou algumas das medidas que considera mais relevantes para que tenham sido alcançados os resultados expressivos do período entre agosto e novembro de 2021:  combate aos desperdícios de tempo em espera; às movimentações desnecessárias, com reordenação de rotas e segmentação física de atendimentos por categoria; aos transportes repetitivos de materiais, com dinamização do processo de controle de estoques; e aos processos que não agregam valor ao atendimento, e que podem ser eliminados.

Para manutenção dos resultados alcançados, foram estabelecidas ações de monitoramento contínuo, incluindo a criação de um comitê de acompanhamento quinzenal, um escritório de gestão de altas e uma área de conforto ao paciente que já recebeu alta, fora da ala assistencial, destinada àqueles que esperam por transporte para retorno aos municípios de origem e já não precisam permanecer em leito.

Sobre a Rede Ebserh

O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.

Com informações do HC-UFTM/Ebserh/MEC

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      • HU-UFRR - Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima
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      • HUGG-Unirio - Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
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      • Informações sobre Contratados
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    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Modelo de Formulários de Solicitação de Informação e Recurso
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    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Dados do Encarregado
      • Estrutura e Normas
      • Orientações e Modelos
      • Perguntas Frequentes
      • Melhores Práticas
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    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
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      • 1° semestre 2025
    • Contratos Disciplinados
    • Gestão Estratégica
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      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
    • Gastos com Diárias e Passagens
    • Sobre a Transparência
      • Sobre a Transparência
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