Notícias
Investimento
Hospital do Governo Federal em Teresina (PI) inaugura Programa de Tratamento de Obesidade
Equipamentos auxiliarão no atendimento de pacientes obesos no âmbito SUS
Teresina (PI) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), que faz parte da Rede Ebserh/MEC, inaugurou o Programa de Tratamento de Obesidade e recebeu 43 novos equipamentos, que representam um investimento de R$ 2,5 milhões e que serão usados prioritariamente para o Centro Cirúrgico do Hospital. A solenidade contou com transmissão da entrega dos equipamentos ao vivo para os convidados e, também, com uma sessão de homenagens a profissionais e autoridades piauienses.
O Programa de Tratamento de Obesidade conta com o Serviço de Cirurgia Bariátrica Dr. Salomão Chaib, batizado com o nome do médico piauiense que foi pioneiro neste tipo de cirurgia em todo o Brasil. O programa buscará atender até 60 mil pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes, o investimento faz o Hospital Universitário avançar em tecnologia e no cuidado, com um programa de tratamento que inclui nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogos, cirurgião plástico, cirurgião do aparelho digestivo e endocrinologista. “Atenderemos com qualidade cada um que chegar aos nossos serviços”, conclui.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.
Com informações do HU-UFPI/Ebserh/MEC