Notícias
MELHORIA
Hospital de Doenças Tropicais recebe equipamentos e capacita profissionais
Araguaína (TO) – Com o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado e a segurança dos usuários atendidos, um novo sistema de infusão automatizada foi implantado no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT). A ação foi possível após aquisição de 35 novas bombas, que permitem um controle mais preciso das medicações. Para o manuseio correto dos aparelhos, de 30 de agosto a 2 de setembro foi realizada a capacitação de 90 multiprofissionais das áreas médica, enfermagem, nutrição, fisioterapia e gestores.
A instrutora do curso, Renata Mafra, consultora da empresa responsável pelos equipamentos novos, avaliou a ação como bastante positiva. “Para o hospital é um ganho no quesito tecnologia e para o paciente, no quesito segurança. Acredito que alcançamos os objetivos propostos, houve uma participação efetiva dos profissionais, e após teoria, tivemos o laboratório de aplicabilidade, ou seja, um acompanhamento prático do procedimento da utilização das bombas de infusão automatizadas para verificar se houve retenção do conhecimento”, pontuou.
Para a chefe da Divisão de Enfermagem, Áurea Maria Casagrande, essas ações de capacitação ajudam a minimizar as possibilidades de erro, bem como propiciar a troca de conhecimento entres os profissionais diversos. “Além das bombas de infusão, o hospital está recebendo novos equipamentos como aspiradores, desfibriladores. Tudo com tecnologia de ponta para modernizar e qualificar o serviço de assistência do hospital”, disse.
A Divisão de Enfermagem, Divisão de Gestão e Cuidado e o Setor de Logística e Estrutura Física foram os setores responsáveis pela organização desta atividade.
Outras capacitações
O ciclo de capacitações do HDT-UFT é uma ação contínua para a instrumentalização dos multiprofissionais, visando um atendimento de qualidade aos usuários do hospital.
No mês de junho, o projeto foi iniciado com a oficina para o manejo correto do eletrocardiograma (ECG) e do desfibrilador aos enfermeiros, médicos e residentes do hospital. Em seguida, foi realizado um treinamento para o Sistema de Controle e Logística de Medicamentos (Siclom) aos farmacêuticos.
A equipe responsável pela manipulação das macas também recebeu capacitação nas cinco últimas sextas-feiras, para exercerem o ofício com mais segurança. Noções de legislação, humanização, ergonometria, primeiros socorros foram alguns dos temas abordados.
Com informações do HDT