Galeria de Imagens
LIDERANÇA HOSPITALAR
Hospital da Rede Ebserh em Pelotas (RS) apresenta nova gestão e reforça compromisso com a saúde pública
Pelotas (RS) – O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, na manhã desta sexta-feira (17), uma solenidade de transição de gestão do Colegiado Executivo (Colex). O evento híbrido contou com a participação do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, da recém-empossada reitora da UFPel, Ursula Rosa da Silva, do vice-reitor, Eraldo Pinheiro, além de integrantes das comunidades hospitalar e acadêmica.
O presidente da Ebserh deu as boas-vindas ao novo superintendente do HE, Tiago Colares, e agradeceu à ex-superintendente, Carolina Ziebell, pelo trabalho realizado. Sobre o futuro do Hospital Escola, destacou a importância da sede própria em construção. “Mais do que um hospital contemporâneo, queremos implantar um hospital universitário do século 21, capaz de entregar serviços de alta qualidade e humanização à população”, comentou.
Além disso, Chioro enfatizou a necessidade de inovação nas áreas de gestão, ensino e pesquisa. “O Hospital deve ser um espaço privilegiado de formação para várias áreas do conhecimento e um polo de produção de conhecimento comprometido com as necessidades do SUS e da sociedade brasileira”, afirmou Chioro.
A reitora da UFPel reforçou que “nosso trabalho como instituição universitária é formar profissionais para as mais diversas áreas do conhecimento, conectando teoria e prática”. Também citou os avanços nas áreas de inovação e pesquisa, além dos projetos em andamento, como a construção de novos blocos hospitalares com investimento do Governo Federal. “Esses avanços só foram possíveis graças ao empenho de toda a equipe do HE”, frisou Ursula.
Mudança no Colex
A transição marcou a posse de Tiago Collares como novo superintendente do HE-UFPel, sucedendo Caroline Ziebell. Tiago, que ocupava a Gerência de Ensino e Pesquisa, passou a função para Silvana Orlandi. Ricardo Peter assumiu a Gerência Administrativa, substituindo Eduardo Moreira Palma, enquanto Gabriela Klein Couto foi nomeada para a Gerência de Atenção à Saúde, sucedendo Samanta Winck Madruga. As novas lideranças integram o Colex e são responsáveis pela administração do Hospital, alinhada às diretrizes da Ebserh e às políticas acadêmicas da UFPel.
O novo superintendente afirmou que o compromisso “é transformar o Hospital Escola em um verdadeiro polo de saúde para a região. Vamos trabalhar em conjunto com a prefeitura e outras instituições para beneficiar a população”. Também acrescentou que “somos a maior rede federal de hospitais universitários do país, com a missão coletiva de oferecer serviços de excelência ao SUS e formar profissionais altamente qualificados na área da saúde. Nosso compromisso é investir em inovações que fortaleçam o SUS, consolidando o Hospital como uma referência em Oncologia”, evidenciou Tiago.
Reconhecimento e gratidão
Durante a cerimônia, o novo superintendente entregou mudas de árvores e cartões de agradecimento aos gestores que desempenharam suas funções no período de 2021 a 2024. O gesto simbolizou o trabalho realizado, comparando-o ao cultivo de árvores, em que as raízes fortalecem as bases e os frutos beneficiam as futuras gerações.
A ex-superintendente, Caroline Ziebell, emocionada, citou a importância das parcerias e das relações de confiança construídas ao longo de sua gestão. Ela relembrou os desafios enfrentados durante a pandemia. “Nos colocou à prova como sistema de saúde, como hospital, como gestores e como pessoas. Mas, com senso de pertencimento e responsabilidade social, respondemos bem à demanda, sendo referência no tratamento da Covid-19 na região por mais de um ano”, disse. Também agradeceu por fazer parte dessa trajetória e desejou sucesso à nova equipe.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh