Galeria de Imagens
Hul-ufs
Hospital da Rede Ebserh em Lagarto participa de simulação inédita de acidente aéreo com múltiplas vítimas
Lagarto (SE) – Diante de um acidente aéreo de grande proporção, o que fazer para ajudar as vítimas em uma situação de emergência? Esse foi o desafio proposto a estudantes e profissionais de saúde que participaram da III Simulação de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), realizada na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Lagarto, e no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A programação teve início com uma roda de conversa, que reuniu gestores municipais, representantes da reitoria da UFS, da Ebserh, do SAMU, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar de Sergipe e do Instituto Médico Legal (IML). Após a abertura oficial, um vídeo produzido pelos estudantes marcou o começo do incidente simulado.
A simulação trouxe o cenário inédito de um acidente aéreo em área urbana (simbolizado por um protótipo), no qual um avião caiu sobre uma casa em Salvador após decolar de Aracaju com quatro passageiros a bordo. O impacto envolveu também um carro, uma moto e uma bicicleta, resultando em vinte vítimas. Parte delas foi atendida no próprio campus, enquanto três foram encaminhadas ao HUL-UFS por ambulâncias do SAMU e do hospital, em uma estrutura preparada especialmente para o treinamento, sem interferir nos atendimentos reais da unidade.
De acordo com a professora Simone Kameo, coordenadora da iniciativa, a proposta foi unir aprendizado técnico e impacto social. “Queremos capacitar nossos estudantes e também a comunidade de Lagarto e região para situações de desastre, ensinando protocolos reconhecidos, como o método START, e oferecendo noções de primeiros socorros. É um exercício que fortalece o ensino, a pesquisa e a extensão”, destacou.
O treinamento reuniu cerca de 70 estudantes de oito cursos de graduação e 50 profissionais de saúde, além da atuação conjunta de instituições de saúde, segurança e emergência. A superintendente do HUL-UFS, Sandra Menta, enfatizou a importância da iniciativa. “Esse incidente é fantástico tanto para a formação dos estudantes da UFS quanto para os profissionais em treinamento especializado, como os residentes do hospital. É uma simulação de algo que pode acontecer e para o qual precisamos estar preparados. Nesta terceira edição, ainda mais complexa, envolvemos acidente aéreo e de trânsito, com múltiplos traumatizados, óbitos e transporte de pacientes para o hospital, onde nossa equipe também esteve pronta para receber as vítimas.”
A vice-reitora da UFS, Silvana Bretas, ressaltou a importância da simulação para a formação dos estudantes e para a articulação entre diferentes setores da sociedade. Segundo ela, o exercício busca preparar futuros profissionais de saúde para lidar com cenários de grande impacto, como acidentes aéreos, que exigem resposta conjunta não apenas da saúde, mas também de outras áreas.
“É de imensa importância que nossos estudantes, à medida que avançam em seus cursos, aprendam a lidar com situações que colocam à prova os limites da emoção humana. A UFS se orgulha de seus docentes, técnicos, trabalhadores terceirizados e estudantes, que se dedicaram para tornar esse momento possível”, afirmou.
A iniciativa buscou treinar protocolos de resposta rápida, articulação interinstitucional e manejo de vítimas, fortalecendo a preparação técnica, assistencial e educativa dos envolvidos. Para o chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico do HUL-UFS, Lucas dos Santos, foi de grande importância o envolvimento do HUL-UFS na atividade. “O Hospital esteve envolvido desde a organização do evento, como parceiro da Universidade. Isso nos permite mostrar, de forma prática e realista, como as coisas acontecem na vida real dentro do contexto hospitalar”, observou.
O enfermeiro Geovanne Almeida, residente do Programa Multiprofissional em Atenção Hospitalar do HUL-UFS, falou da relevância da participação dos residentes para o exercício da profissão. “Para nós, é muito importante fazer parte deste evento, porque situações como essa podem acontecer na sociedade. Participar nos capacita a enfrentar esses cenários futuramente e saber conduzir o atendimento faz parte da nossa formação”.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh