Galeria de Imagens
SEGURANÇA
Hospital da Rede Ebserh em Campina Grande (PB) investe R$ 3.8 milhões em novo sistema de combate a incêndio
Campina Grande (PB) - O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) realizou, na tarde do dia 04 de dezembro, o acionamento oficial dos sistemas de sprinklers e hidrantes que compõem o novo Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico da instituição. O evento marcou a conclusão de mais uma obra de modernização e representa a primeira entrega de obra no mês de aniversário do HUAC.
Executado ao longo dos últimos três anos, o projeto contemplou uma área de aproximadamente 19 mil metros quadrados e reforçou toda a infraestrutura de segurança do hospital. O investimento de R$ 3.871.302,87 (três milhões, oitocentos e setenta e um mil trezentos e dois reais e oitenta e sete centavos) foi financiado pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) e por recursos próprios do HUAC-UFCG/Ebserh. Entre as melhorias realizadas estão a instalação de sprinklers, rede de hidrantes, sistema de detecção e alarme de fumaça, sinalização de emergência, extintores e o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
O superintendente do HUAC, professor Homero Rodrigues, esteve presente no acionamento e destacou que a iniciativa foi concebida ainda na sua anterior gestão entre 2016 e 2021. Ele relembrou o desafio da época e o cuidado dedicado ao planejamento das rotas de evacuação:
“Esta obra começou a ser planejada ainda na minha gestão anterior, e ver seu funcionamento hoje é motivo de grande satisfação. Passamos muitos dias e noites preocupados em relação às rotas de fuga, sempre pensando na segurança. Hoje, o HUAC está muito mais preparado para responder a qualquer emergência.”
O chefe do Setor de Infraestrutura Física do HUAC, Marlon Larry Oliveira Santos, também celebrou a entrega. “Com essa iniciativa, hoje nós temos um hospital totalmente protegido contra incêndio e pânico. Temos uma situação muito mais confortável para colaboradores, pacientes, estudantes e toda a comunidade hospitalar.”
Com o acionamento do novo sistema, o HUAC inicia seu mês comemorativo reafirmando o compromisso com a segurança, a modernização e a qualidade do cuidado. Outras entregas e atividades estão previstas ao longo das celebrações dos 75 anos da Unidade Hospitalar como a reforma da ala pediátrica/oncopediátrica e a U.T.I. adulto.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh